segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pós-graduações em São Paulo e Minas Gerais abrem inscrições


O educador ou gestor que quiser se especializar em 2012 já tem algumas boas opções para escolher. A Universidade Federal de São Carlos (SP) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais já estão com inscrições abertas para cursos de pós-graduação em Educação, Gestão e outras áreas. Além disso, o Governo de São Paulo está recebendo inscrições para bolsas de mestrado e doutorado também.

A PUC Minas já abriu as inscrições para os cursos de pós-graduação lato sensu tanto presenciais quanto a distância. Nos cursos presenciais, são 170 opções diferentes nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Religião, Ciências Sociais, Comunicação, Contabilidade, Educação e Letras, Educação Física, Gestão, História, Informática e Tecnologia, Meio Ambiente, Multidisciplinar e outras. Os cursos são nas cidades de Belo Horizonte, Arcos, Betim, Contagem, Divinópolis, Juiz de Fora e Sete Lagoas. As inscrições podem ser feitas até 27 de fevereiro pelo site www.iec.pucminas.br.

Já na modalidade a distância são mais de 45 cursos de especialização e atualização nos campos de Direito, Ciências Biológicas, Educação, Gestão, Saúde, Comunicação, Contabilidade, Economia, Ciências da Religião e Tecnologia. Estes cursos duram 18 meses, divididos em módulos de dois meses. Interessados podem se inscrever no site www.virtual.pucminas.br.

Para os gestores, a UFSCar está ofertando no campus Sorocaba o curso de especialização MBA em Finanças. O objetivo do curso é o de reciclar e aprofundar o conhecimento dos conceitos de Finanças, sob um ponto de vista analítico e prático, considerando sua aplicação com foco ajustado ao cenário internacional atual e, também, à realidade brasileira. As inscrições vão até o dia 05 de fevereiro e as aulas começam no dia 17 de março. Mais informações pelo e-mail mbafinancas@ufscar.br.

Bolsas para professores de São Paulo

Os educadores que desejarem realizar ou já estiverem fazendo uma pós-graduação stricto sensu podem se candidatar a uma das bolsas ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Para pleitear a bolsa, o candidato deve preencher os seguintes requisitos:
  • ser titular de cargo efetivo;
  • ter sido considerado estável nos termos da Constituição Federal;
  • ser portador de licenciatura plena;
  • estar em efetivo exercício em unidade da rede pública estadual;
  • ter sido admitido como aluno regular em curso de pós-graduação, em nível de mestrado ou doutorado, reconhecido/recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na disciplina do cargo ou em educação;
  • enquanto receber o benefício da Secretaria, não usufruir de nenhum tipo de bolsa para curso de pós-graduação de mestrado ou doutorado, concedida por órgão público;
  • não ter sofrido penalidade em procedimento administrativo disciplinar nos últimos cinco anos;
  • não se encontrar em regime de acumulação remunerada de cargos ou de cargo/função/emprego públicos;
  • estar distante da aposentadoria a pelo menos cinco anos, quando se tratar de curso de mestrado, e nove anos, quando se tratar de curso de doutorado;
  • autorizar no respectivo termo de compromisso que a Secretaria torne pública a íntegra ou partes do trabalho acadêmico produzido, renunciando consequentemente a qualquer reivindicação de direito autoral. 
Serão ofertados benefícios de 1.300 reais para mestrandos e 1.600 reais para doutorandos. Interessados podem se inscrever no site http://bolsamestrado.edunet.sp.gov.br até o dia 29 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário