sexta-feira, 31 de agosto de 2012

USP lança portal com mais de 800 videoaulas gratuitas


Com o propósito de aliar as novas tecnologias aos métodos tradicionais de ensino, a Universidade de São Paulo (USP) lançou o portal e-Aulas USP. A nova plataforma disponibiliza gratuitamente mais de 800 videoaulas tanto para a comunidade acadêmica como para o público em geral.

O novo serviço é uma iniciativa da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), inspirada em portais semelhantes de instituições internacionais de ensino superior, como Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard e Princeton. Para o reitor da USP, João Grandino Rodas, “com esse portal, estamos, em primeiro lugar, aumentando a possibilidade da utilização de novas ferramentas no ensino presencial; e, em segundo lugar, abrindo para toda a população brasileira parte do acervo da universidade, fazendo com que, democraticamente, que o internauta possa assistir a qualquer vídeo, a qualquer momento. Isso é indispensável para que a USP possa avançar mais um patamar e ficar mais próxima do futuro”.

O trabalho na plataforma e-Aulas não está encerrado, no entanto. De acordo com o superintendente da STI, Gil da Costa Marques, “a STI já estuda a possibilidade de ter, em breve, cinco equipes de produção de vídeos à disposição dos docentes que estejam dispostos a gravar seus conteúdos. Isso deverá otimizar a produção e aumentar a quantidade de vídeos de qualidade produzidos pela USP”.

A plataforma é multilíngue e possui um sistema de busca multifacetada, com a ferramenta de autocomplete. Permite, ainda, o acesso cruzado - ou seja, a partir de um vídeo, o portal sugere outros vídeos com conteúdo relacionado. O e-Aulas também é compatível com as redes sociais e alguns vídeos estão disponíveis para download.

Na segunda fase do projeto, que deverá ser implementada até o final do ano, o portal permitirá que os vídeos sejam legendados e que outros arquivos sobre o assunto em questão, mesmo que estejam em formatos diferentes, possam ser inseridos. A nova plataforma ainda deve receber uma conexão com o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), de modo que as buscas realizadas pelo aluno resultem não somente em livros e documentos, mas também em videoaulas.

Quem quiser conferir o portal e-Aulas USP precisa acessar o endereço http://www.eaulas.usp.br. O acesso é gratuito e aberto a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário