segunda-feira, 28 de junho de 2010

Atividades pedagógicas sobre a história do futebol no Brasil


Em clima de Copa do Mundo, esta dica é muito interessante e útil aos educadores. Confira:

O Arquivo Público do Estado de São Paulo acaba de lançar em seu site a exposição virtual "Futebol no Brasil: das origens à popularização". Constituída por 7 "salas", resgata alguns aspectos da história do futebol no País - desde os primórdios do esporte que nos remetem à antiguidade, quando era comum entre muitas civilizações a prática de "jogos de bola com os pés", até o primeiro jogo de futebol entre mulheres no Brasil (que seria em 1921, em São Paulo), entre outros assuntos.

Um dos principais objetivos da exposição é incentivar o uso de documentos históricos como recurso pedagógico, ampliando as possibilidades de trabalho do professor em sala de aula. Os docentes que visitarem a exposição virtual poderão escolher entre 11 atividades pedagógicas para trabalho em sala de aula, preparadas de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para os alunos do ensino médio. É possível discutir com os estudantes questões como a presença do futebol na construção da identidade nacional e as relações entre o futebol e o marketing, por exemplo.

Uma equipe formada por 4 pesquisadores se dedicou por cerca de 4 meses a esta exposição — em atividades como a leitura de bibliografia sobre o tema, a definição do roteiro, a seleção dos documentos, além da produção dos textos e das atividades pedagógicas. Foram analisados centenas de fotografias, revistas e jornais datados desde o final do século XIX até os dias de hoje.

Acesse: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário