segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Projeto Guri tem CD bem avaliado pela revista Rolling Stone

O Projeto Guri, trabalho socioeducativo que oferece aulas de música no contraturno e atende 40 mil alunos em 301 municípios de São Paulo, lançou um CD que uniu alunos do projetos e músicos renomados da MPB. O trabalho ganhou nota 3 1/2 na avaliação da revista especializada Rolling Stone Brasil, a melhor entre os cd´s brasileiros lançados recentemente. Quem sabe, essa não é uma boa inspiração para iniciar um projeto envolvendo música em sala de aula? Abaixo, confira o release enviado pela assessoria de imprensa do projeto:

CD Guri Convida recebe 3½ estrelas da Rolling stone Brasil

Lançado em dezembro de 2009 o CD Projeto Guri Convida, que reúne grandes nomes da música brasileira e alunos do Projeto Guri, acaba de ser avaliado com 3½ estrelas pela equipe da Revista Rolling Stone Brasil, ficando à frente de todos os outros CDs nacionais também lançados recentemente.

O CD “Guri Convida” está à venda, por R$ 29,90, nas principais lojas do setor e terá parte da renda revertida às atividades da instituição. Hotsite do CD “Guri Convida” http://www.projetoguri.org.br/projetoguriconvida/

Mais de 380 alunos, 23 compositores, 18 faixas, 11 polos, 18 meses, 160 horas de gravação. Esses são alguns dos números que envolvem o Projeto Guri Convida, que a Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG) lança como pontapé inicial das comemorações de 15 anos do Projeto Guri, iniciativa nascida na Secretaria de Estado da Cultura e gerida pela AAPG desde 2004. (leia mais, abaixo).

Com direção artística do produtor Beto Villares, o CD é fruto de um trabalho que uniu estudo, disciplina e dedicação de centenas de alunos do Projeto Guri, sob a regência e orientação dos educadores musicais da AAPG. Os meses de ensaios resultaram em 18 faixas inéditas, compostas e gravadas por artistas especialmente convidados para o projeto.

André Abujamra, Andréia Dias, Arnaldo Antunes, Anelis Assumpção, Antônio Pinto, Catatau, Curumin, Fernanda Takai/ John Ulhoa, Iara Rennó, Maurício Pereira, Max B.O., Rappin’ Hood, Renato Dias, Siba, Grupo Sonantes (que tem como vocalista a cantora Céu), Thalma de Freitas e Zélia Duncan.

Os artistas de destaque no cenário musical entraram em estúdio com os “guris” de diversos polos de ensino musical. Dessa forma, os alunos do Projeto Guri puderam apresentar a bagagem musical que estão adquirindo em sala de aula, com resultado aprovado por quem entende de música. “Eu desenhei o projeto de forma que o Guri fosse o principal músico”, explica Beto Villares.

“O CD é um verdadeiro encontro entre nossos alunos-artistas e nomes de destaque da música brasileira. Significa mais uma forma de desenvolvimento social. Além disso, representa também a qualidade técnica do ensino musical que oferecemos, pois demonstra a capacidade e profissionalismo dos alunos durante ensaios e gravações”, observa Alessandra Costa, diretora executiva da AAPG.

Para Fernanda Takai, uma das artistas da nova geração com maior representatividade no cenário nacional e internacional, esse encontro vai nortear seus conhecimentos musicais para sempre. “Eu acho que é interessante ter gente que faz música diferente para esses jovens que estão se aproximando da música e a colocando como parte importante de suas vidas. Esse contato conosco, com o som mais regional, com a música pop, com cantores e cantoras, artistas e grupos, só traz para eles mais ideias... Vai montando um quebra-cabeça na cabeça deles sobre do que é feita a música brasileira, que comparada com a música do mundo é muito mais diversificada”.

Já sobre o trabalho realizado pelo Projeto Guri, Rappin Hood foi só elogios, não só pela idealização do “Guri Convida”, mas principalmente pela sua missão. “Esses projetos são primordiais pras crianças já que dá a chance deles aprenderem e ensinarem música. Admiro o Projeto e poder fazer uma música para gravar junto com eles é uma satisfação”, diz.

“Para demarcar o início das comemorações dos 15 anos do Projeto Guri, decidimos produzir um CD que refletisse o amadurecimento e as inovações conquistadas ao longo deste período. Que espelhasse a diversidade sonora que é marca de São Paulo e do Brasil, com a atualidade necessária a um projeto voltado para crianças e jovens”, conclui Alessandra Costa.

A distribuição comercial do “Guri Convida” será realizada pela MCD, uma das mais respeitadas gravadoras do cenário musical brasileiro. Além de contar com o mais consistente catálogo de música para crianças (Palavra Cantada, Hélio Ziskind, MPBaby) a gravadora tem artistas brasileiros de qualidade, como: Ná Ozzetti, And e Barbatuques além dos internacionais Buena Vista Social Club e Gotan Project, entre outros.

15 anos comemorados com muita música, números e resultados.

A Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), organização social de cultura,atua desde 2004 na gestão do Projeto Guri, por meio de uma aliança estratégica com a Secretaria de Estado da Cultura. A missão da AAPG é promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação.

O Projeto Guri é o principal projeto da AAPG e existe desde 1995. O Guri é um projeto socioeducativo que oferece continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. Atualmente o Projeto Guri atende cerca de 40 mil alunos em 301 municípios do Estado de São Paulo. Além do Governo do Estado – seu principal parceiro mantenedor – a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

As empresas que queiram colaborar com a AAPG e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens podem usufruir de leis de incentivo fiscal como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

Pessoas físicas também podem contribuir com a AAPG. Visite nosso site: www.projetoguri.org.br ou entre em contato com Mobilização de Recursos pelo tel. (11) 3874-3357.

Fonte: Lead Comunicação e Sustentabilidade (Rogério Araújo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário