Os professores da rede estadual de ensino de São Paulo terão cursos lato sensu, promovidos pela Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) em parceria com as universidades estaduais paulistas. A iniciativa tem como objetivo melhorar a capacitação de professores, diretores e supervisores do ensino fundamental ciclo 2 (de 5ª a 8ª série) e do ensino médio.
O programa, com investimento de R$ 109 milhões e executado por meio da Escola Paulista de Formação Docente, oferecerá cursos de especialização a distância para 30 mil profissionais da rede pública de São Paulo até 2012. Os primeiros educadores a participarem começarão o programa no segundo semestre deste ano.
Serão oferecidos 16 cursos, com duração de 360 horas, em um período entre 12 e 14 meses. A especialização em docência engloba 13 disciplinas do currículo. Para os diretores, será oferecida uma especialização em gestão escolar. Haverá também cursos para professores-coordenadores (gestão do currículo) e para supervisores de ensino (gestão da rede pública).
A Universidade de São Paulo (USP) ministrará cursos para docentes em ciências, biologia, sociologia, além de especializações em gestão da escola para diretores, em gestão do currículo para professores-coordenadores e em gestão da rede pública para supervisores de ensino. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferecerá cursos de especialização para docentes em língua portuguesa, matemática, física, história e educação física. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibilizará cursos de especialização para docentes em língua inglesa, filosofia, arte, química e geografia. Os critérios para seleção serão divulgados por meio de resolução que será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Mais informações: www.educacao.sp.gov.br.
Fonte: Agência FAPESP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário