quinta-feira, 28 de abril de 2011

Frentes Parlamentares vão defender a educação na Câmara



A Frente Parlamentar da Educação, lançada ontem na Câmara dos Deputados, vai promover a discussão em torno do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) e defender a garantia de recursos orçamentários para o setor. O grupo também pretende se mobilizar em torno de outros projetos que representem avanços para a educação, como o piso nacional dos professores e um programa para a educação técnica e profissionalizante.

De acordo com o presidente da frente, o deputado Alex Canziani (PTB-PR), a ideia é mobilizar os parlamentares por meio de seminários, encontros e reuniões com especialistas. Para 2011, Canziani disse que o foco deve ser o PNE. “Esse é o grande projeto que vai dizer as metas da educação para os próximos dez anos. Então nós temos que trabalhar para que ele seja aprovado e, mais do que aprovado, que seja implementado”, afirmou o parlamentar.

Para o deputado, também é importante aumentar os recursos disponíveis para a área da educação. Ele afirmou que os parlamentares precisam ser estimulados a apresentar emendas que beneficiem a educação e brigar para que essas emendas não sejam contingenciadas.

A Frente Parlamentar da Educação já conta com adesão de 350 deputados e 10 senadores. Uma frente com objetivos semelhantes funcionou na Câmara em 2003. Neste ano, já foi instalada a Frente Parlamentar de Apoio ao Ensino Técnico e Profissionalizante.

Educação Profissional e Ensino a Distância

Também foi lançada no mesmo dia (na foto acima) a Frente Parlamentar da Educação Profissional e Ensino a Distância. O objetivo do grupo, que conta com 240 participantes, é incentivar políticas públicas de capacitação de trabalhadores e de acesso à educação.

De acordo com o idealizador da frente, deputado Agnolin (PDT-TO), a ideia não é criar, mas aperfeiçoar as iniciativas hoje existentes no campo da educação profissional e a distância.

"O mais importante é universalizar as oportunidades para a graduação no ensino a distância, e abrir espaço para mais pessoas se qualificarem para um mercado exigente, que cada vez cobra mais qualidade. Até porque hoje o Brasil cresce e se coloca na disputa do mercado mundial, e precisa efetivamente de qualificação para poder ser competitivo", ressaltou Agnolin.

O deputado anunciou que os diretores da frente parlamentar serão escolhidos na próxima semana. Ele afirmou que, por meio das diretorias, será possível representar todos os estados do País.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário