sábado, 14 de maio de 2011
Média de tempo de aprendizagem no Brasil é de 33 minutos
Conforme divulgado pelo Todos pela Educação, no Brasil, em média, 34% do tempo de aula é utilizado em tarefas burocráticas, como a realização da chamada de presença ou a distribuição de deveres de casa. Ou seja, o aproveitamento da aula para ensino efetivo não ultrapassa os 66%. De acordo com estudo do Banco Mundial, essa média fica bastante aquém da dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em que 85% do tempo é usado para o aprendizado.
Considerando-se o período de uma hora-aula de 50 minutos (duração de uma aula no Brasil), a média de tempo de aprendizagem no País é de 33 minutos. Já a da OCDE é de 42 minutos e 30 segundos. O estudo foi realizado nas redes estaduais de Pernambuco e Minas Gerais, e na rede municipal do Rio de Janeiro.
Vale notar, ainda, que o tempo para o aprendizado chega a ser menor para muitos docentes brasileiros. A pesquisa revelou que há professores que utilizam apenas 37% do tempo das aulas ensinando, o que corresponde a 18 minutos e 30 segundos (em 50 minutos). Acesse aqui o sumário executivo do estudo divulgado no site do Todos pela Educação.
Fonte: Todos pela Educação
E você? Quanto tempo de uma aula de 50 minutos você consegue destinar ao processo ensino-aprendizagem? Para você, quais são as principais dificuldades para ampliar esse tempo? A indisciplina dos alunos? Procedimentos burocráticos? Comente esse post!
Postado por
Educação em Pauta
às
00:05
Marcadores:
estudo do Banco Mundial,
pesquisa OCDE,
tempo de aprendizagem,
tempo de aula
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário