sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está com inscrições abertas


Estão abertas até o dia 30 de março as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A inscrição dos alunos deve ser feita pelas escolas, sendo que é permitida a participação dos alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio.


A Olimpíada é voltada para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o País. Para incentivar a participação, a Obmep produz e distribui materiais didáticos, oferece estágio aos professores premiados e a participação de alunos no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC). No PIC, medalhistas estudam matemática por um ano com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Os alunos têm até o dia 30 de março para serem inscritos por suas escolas. No dia 5 de junho acontecem nas próprias escolas as provas da primeira fase, cujos cartões respostas devem ser enviados até o dia 26 do mesmo mês. No dia 15 de agosto serão divulgados os classificados para a segunda fase. A partir desta data até o dia 14 de setembro, as escolas devem indicar, pelo site da Obmep, os professores dos alunos classificados, sendo que no dia 15 de setembro será realizada a segunda fase, a qual terá seu resultado divulgado no dia 30 de novembro. Na edição deste ano serão premiados 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 de prata, 3,1 mil de bronze, além de certificados de menção honrosa.

Promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Na 7ª edição, em 2011, a Obmep recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos de 44,6 mil escolas dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário