quinta-feira, 31 de maio de 2012

Juristur: programa incentiva estudantes a conhecerem Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro


Criado pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), o programa Juristur incentiva grupos de estudantes dos ensinos fundamental, médio e universitário a visitarem o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

A visita, monitorada, começa no prédio histórico do Palácio da Justiça, local onde foram realizados os maiores julgamentos do estado, e onde também está o Museu da Justiça. Os estudantes são recepcionados por um ator caracterizado como Rui Barbosa, que fez história por defender o abolicionismo e ser um dos autores da primeira Constituição Republicana.

De uma forma bem-humorada, o personagem conduz o grupo pelo prédio, apresentando fatos marcantes da história da Justiça do País. No Palácio da Justiça também é onde acontece o primeiro contato dos visitantes com os magistrados. Juízes e desembargadores se revezam na tarefa de transmitir experiências, explicando o funcionamento e falando da importância do sistema judiciário para o país.

A visita segue pela biblioteca do TJ-RJ, onde os participantes têm acesso a um grande volume de publicações raras. A segunda parada é no Tribunal do Júri. Lá um juiz criminal promove um júri simulado, onde os alunos são caracterizados com a indumentária da Corte, e recebem explicações sobre a dinâmica de um julgamento. Os universitários também podem conhecer o funcionamento das câmaras cíveis e criminais. A última parada no Tribunal é o Órgão Especial, local onde são realizados os julgamentos mais solenes do TJ-RJ.

O agendamento de visitas (com grupos de 15 pessoas ou mais) deve ser feito com a advogada Francisca Lima, pelo telefone (21) 3133-2315, de segunda a sexta das 10h as 19h, ou pelo e-mail juristur@amaerj.org.br. Também podem participar das visitas empresas e grupos de pessoas sem filiação com instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário