quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Formação na era digital é tema de seminário na UFSCar


No dia 10 de setembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza o seminário "A formação na era digital", que debaterá os desafios e as perspectivas da atual disseminação da tecnologia digital em todas as áreas de atividades da educação.

Os palestrantes convidados serão Cláudio Almir Dalbosco, da Universidade de Passo Fundo (UPF), e Margarita Sgró, da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires. O seminário tem como objetivo promover o debate e a reflexão sobre a presença cada vez maior das tecnologias nas novas gerações e como isso provocou a flexibilização das relações entre adultos e crianças, entre educadores e educandos, e entre professores e alunos.

Segundo os especialistas que participam do evento, essa flexibilização, acompanhada pela importância que a criança passou a ter tanto na família como na escola, pode acarretar numa crise de autoridade e na ausência de limites. Contudo, para outros isso pode ser a possibilidade de se construir, dependendo do modo pedagógico de como seja tratada, instituições mais democráticas.

Os pesquisadores defendem também que a tecnologia por si só não garante a aprendizagem, o raciocínio e a capacidade de se socializar, além de não substituir a ação de educação sistemática. Porém, a inserção das tecnologias pode ser um fator chave de democratização para encurtar a lacuna de conhecimento, gerada a partir das desigualdades socioeconômicas.

O seminário "A formação na era digital" acontece no auditório da Unidade Especial Informação e Memória (UEIM) da UFSCar, localizado na área Sul do campus São Carlos da universidade, a partir das 14 horas. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8770.

Nenhum comentário:

Postar um comentário