segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água faz refletir sobre contaminação e ações para ajudar o planeta


Apenas 0,008% de toda a água no planeta é potável. E, se o ritmo das ações predatórias do homem continuar, esse número – que já é pequeno – poderá ficar ainda menor. Em 1992 a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou a “Declaração Universal dos Direitos do Água” (clique aqui para ler) como forma de despertar a consciência ecológica dos cidadãos e dos governantes para a questão da água. Em 1993 declarou a data 22 de março como Dia Mundial da Água, com objetivo de promover a discussão sobre a preservação desse recurso natural cada vez mais escasso. A cada ano a ONU escolhe um tema para a campanha. “Água limpa para um mundo saudável” é a reflexão proposta para 2010.

Alguns dados da ONU sobre poluição das águas:

• 2 milhões de toneladas de esgoto e de detritos industriais e agrícolas são descarregados por dia nas águas do mundo;
• Falta de condições sanitárias adequadas contamina cursos de água em todo o mundo e é a principal forma de poluição das águas. Em todo o planeta, 2,5 bilhões de pessoas vivem sem saneamento adequado;
• 18% da população mundial ou 1,2 bilhões de pessoas (1 em 3 nas áreas rurais) defecam a céu aberto. Esse problema compromete significativamente a qualidade das fontes de água próximas e representa um risco grave para a saúde humana;
• No sul da Ásia 63% da população rural – 778 milhões de pessoas – defecam a céu aberto.

Fonte: www.unwater.org

Óleo de cozinha

No uso doméstico, um dos principais vilões da contaminação é o óleo de cozinha. Se jogado diretamente no ralo da pia ou no vaso sanitário, causa problemas nos encanamentos, como entupimento e refluxo de esgoto. Além disso, cada litro de óleo pode contaminhar mais de 25 mil litros de água, segundo informações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em seu site. A Sabesp contesta o número divulgado em muitos sites na internet de 1 milhão de litros, justificando que esse dado carece de base científica. De qualquer forma, milhares de litros já geram um grande estrago.
Quando o esgoto não é tratado, o óleo pode chegar a rios e lagos, comprometendo a sobrevivência de peixes e algas por prejudicar a oxigenação da água. O óleo também pode contribuir para a impermeabilização do solo, o que favorece as enchentes. Uma das opções para descartar o óleo de fritura é colocá-lo em garrafas de plástico bem fechadas e jogar no lixo orgânico. Porém a solução mais ecológica é encaminhá-lo para a reciclagem. O óleo pode se transformar em sabão e em biodiesel. No Estado de São Paulo, a ONG Triângulo tem postos de coleta em várias cidades e também disponibiliza em seu site (www.triangulo.org.br) a receita do sabão com óleo de cozinha para quem quiser fazer em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário