quinta-feira, 11 de março de 2010

Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro


Olá amigos, vejam esta notícia que pode interesse a muitos educadores!

O Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social lançaram em 9 de março, em Belém, a edição 2010 da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro para os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A Olimpíada deu nova dimensão ao Escrevendo o Futuro, criado em 2002 pela Fundação Itaú Social e pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Canal Futura e transformado em política pública do governo federal em 2008.

O programa tem como objetivo ampliar as competências de leitura e escrita entre alunos de diferentes níveis de escolaridade a partir da formação de professores, e contribui assim para o aperfeiçoamento didático de docentes da rede pública.

A meta em 2010 é a participação de 80 mil escolas e 300 mil inscrições de professores de 5.450 municípios de todo o país. Cerca de nove milhões de estudantes de escolas públicas devem ser envolvidos nas oficinas de leitura e produção de texto que serão desenvolvidas entre março e agosto.

Como funciona
Durante todo o ano os professores das escolas participantes serão submetidos a um processo intenso de formação. Para tanto, as escolas públicas de todo o país receberão, a partir de março, a Coleção da Olimpíada, material de apoio no ensino da escrita de diferentes gêneros textuais para alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O kit é composto de quatro pastas, uma para cada gênero textual, contendo o caderno de orientação do professor, uma coletânea de dez exemplares com textos literários e um CD-Rom, que traz alguns dos textos lidos em voz alta e sonorizados. Por meio do CD também é possível imprimir ou projetar os textos da coletânea.

Os conteúdos de cada Caderno foram organizados de maneira a possibilitar a incorporação das atividades ao planejamento do ano escolar. O material propõe práticas de leitura, produção e análise de textos. As publicações estarão disponíveis para download no site www.escrevendoofuturo.org.br.

Os professores inscritos receberão o almanaque "Na ponta do Lápis", com orientações metodológicas para o ensino de leitura e escrita, entrevistas e dicas. Poderão também participar de debates com pesquisadores da área por meio da comunidade virtual acessível no site oficial do programa.

Inscrições
Para participar da Olimpíada, o primeiro passo é a adesão da rede de ensino, que será feita on-line, pelos sites do Ministério da Educação (www.mec.gov.br), da Fundação Itaú Social (www.fundacaoitausocial.org.br), do Cenpec (www.cenpec.org.br) e da Olimpíada (www.escrevendoofuturo.org.br).No caso das escolas municipais, o secretário municipal de Educação deve fazer a adesão. No caso das estaduais, a adesão fica a cargo do secretário estadual de Educação. Após a adesão da rede, os professores podem se inscrever nos mesmos sites indicados.

Premiação
Os 500 alunos e professores semifinalistas receberão medalhas de bronze e coleção de livros. Os 152 professores e alunos finalistas serão premiados com medalhas de prata e aparelhos microsystem, e suas respectivas escolas receberão uma placa de homenagem. Aos 20 vencedores da etapa nacional, alunos e professores, serão entregues medalhas de ouro, computadores e impressoras. As escolas nas quais estudam os 20 selecionados serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de livros para a biblioteca.

Quem pode participar
Professores e alunos de escolas públicas de ensino fundamental e ensino médio que lecionem a alunos dos:
5º, 6º, 7º, 8º e 9º do ensino fundamental
1º, 2º e 3º anos do ensino médio.

Um comentário:

  1. A educação no Brasil nunca terá os resultados que tanto aumeja se não houver investimento no profissional, não apenas na rua remuneração de qualidade, mas, que este tenha condições de exercer seu ofício de forma digna e reconhecida a nível nacional. Gleyber (Parazinho, RN)

    ResponderExcluir