quarta-feira, 23 de junho de 2010

Como anda o seu cérebro?


Jogos de graça na internet ajudam a exercitar
seus neurônios com vários desafios e diversão


Como outras partes do corpo, o cérebro também precisa ser exercitado para funcionar em sua plena capacidade. Quanto mais atividade mental maior é o desenvolvimento das potencialidades cerebrais, resumindo, quanto mais se usa melhor fica! Professores, educadores e gestores educacionais, profissionais que dependem basicamente de suas habilidades intelectuais, precisam estar sempre com o “cérebro em forma”. E existem várias maneiras de estimular as sinapses (comunicações entre os neurônios) e desafiar o cérebro, desde ler um livro até fazer um caminho diferente para chegar ao trabalho.

Mas na internet há também alguns sites que oferecem jogos gratuitos para exercitar as principais funções cognitivas do ser humano: memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial. E o melhor de tudo: são divertidos! O portal O Cérebro Nosso de Cada Dia, criado pela neurocientista Suzana Herculano-Houzel e mantido com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), reúne uma série de jogos gratuitos, onde são detalhadas todas as habilidades cerebrais envolvidas em cada desafio. O portal também traz notícias e curiosidades sobre neurociência em uma linguagem simples voltada ao público leigo.

O site Cérebro Melhor tem cinco jogos de graça, com níveis de dificuldade conforme o perfil e as escolhas do usuário. O portal é dedicado ao treinamento cerebral e a empresa é licenciada da Scientific Brain Training (SBT)/Happy Neuron, de origem francesa. A neurocientista Suzana Herculano-Houzel também é a consultora científica do site, que tem serviços pagos.

Faça os exercícios e conte pra gente o que achou. Como está o seu cérebro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário