terça-feira, 13 de julho de 2010

Exposição interativa sobre epidemias


Dirigida à população em geral e, em especial, a jovens estudantes, a exposição francesa "Epidemik – O Impacto das Epidemias na sociedade ao longo dos séculos" está em São Paulo (SP) – na Estação Ciência, da Universidade de São Paulo (USP), até o dia 26 de setembro.

Ela é dividida em dois blocos. A primeira parte aborda a história milenar dos homens e das epidemias e faz uma retrospectiva do tema desde o período Neolítico, passando pela Antiguidade, a Idade Média e a Revolução Industrial, até os dias atuais. No segundo bloco, o destaque é o videogame coletivo (foto) que simula diferentes cenários de epidemia, conhecidos ou fictícios: atentado bioterrorista de peste pulmonar em Nova Iorque, gripe pandêmica em Cingapura, AIDS em Paris, Moscou e Rio de Janeiro e malária em Bamako, na África. Um quinto jogo, sobre epidemia de Dengue no Rio de Janeiro em 2008, especialmente desenvolvido para o Brasil, tem conteúdo e iconografia preparados por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz.

Ao pisar no tabuleiro, cada jogador recebe uma aura individual projetada no solo que o acompanha durante toda a simulação e vai indicando seu estado de saúde em função das atitudes preventivas que assume ou de providências que toma para se tratar, sempre orientados por uma tela de 11 metros de largura. Cada cenário dura em média 20 minutos. Monitores auxiliarão os participantes durante o jogo, que também é acessível a cadeirantes.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a sanofi-aventis e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), concretizada graças ao apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e de fundos diretos viabilizados pelo Grupo sanofi-aventis.

Serviço
Exposição Epidemik – O Impacto das Epidemias na sociedade ao longo dos séculos
Data: até 26 de setembro
Horário de Visitação: 3ª a 6ª, das 8h às 18h
Sábado, domingo e feriado: das 9h às 18h
Informações: as escolas podem agendar visitas pelo telefone (11) 3672-5364/(11) 3675-6889
Ingressos: R$ 4,00
Endereço: Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo – www.eciencia.usp.br
Mais informações: www.epidemik.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário