quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pesquisa revela que sistemas de ensino contribuem para desempenho dos alunos


O principal ponto de resistência dos educadores com relação a estes materiais padronizados é a perda da autonomia

O uso de sistemas de ensino nas escolas tem impacto positivo sobre o desempenho dos alunos. Esta é a conclusão de um estudo qualitativo realizado pela Fundação Lemann com 20 escolas municipais do Estado de São Paulo. A adoção de materiais didáticos estruturados aumentam em 5 pontos as notas dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa na Prova Brasil. A pesquisa utilizou dados da avaliação de 2005 e 2007. Uma forma de garantir a validade dos resultados foi comparar instituições de ensino que empregavam o material no intervalo entre as duas provas com escolas que passaram a adotar sistemas de ensino depois de 2007.

As hipóteses apresentadas no estudo para explicar os resultados é que com o uso de sistemas de ensino existe: maior exposição dos alunos ao conteúdo (professor não “pula” conteúdo” e aprende conteúdo que não dominava); melhor uso do tempo na sala de aula (menos cópia da lousa – livro do aluno, aula mais estruturada e planejada – livro do professor); maior controle do trabalho do professor (diretor e equipe; alunos e pais) e alinhamento didático do aluno, orientações ao professor e capacitação docente.

Segundo a pesquisa, um dos principais focos de resistência é que alguns educadores consideram que a estrutura padronizada do material didático “fere a autonomia do professor”. Entretanto um levantamento qualitativo realizado em 2008 pela Fundação Lemann com professores e gestores educacionais de municípios paulistas revelou que 93% dos entrevistados consideravam “bom” ou “ótimo” o sistema adotado em sua rede e que 84% acreditavam que o desempenho dos alunos havia melhorado com a adoção do material. A apresentação do estudo em formato pdf e em vídeo pelas pesquisadoras está disponível no site Líderes em Gestão Escolar, da Fundação Lehmann. Clique aqui para ir diretamente à página das apresentações. E qual é a sua opinião sobre este tema: o uso de sistemas de ensino fere a autonomia do professor ou ajuda no trabaho em sala de aula? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário