quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Especialista defende aprendizado personalizado no lugar de padronizado



Apesar de ninguém ter comentado aqui o post “Escolas matam a criatividade”, com um vídeo do especialista em educação Sir Ken Robinson, resolvi trazer mais uma apresentação do palestrante, um dos recordistas de downloads (mais de 4 milhões) no site da ONG TED, uma organização sem fins lucrativos dedicada a “ideias que valem a pena espalhar”. Neste novo vídeo, Robinson afirma que o mundo está vivendo uma crise de recursos humanos e que a educação não está contribuindo para despertar talentos.

O especialista em criatividade, em um tom bastante divertido, discorre sobre a necessidade de uma revolução na educação, ressaltando que a escola precisa criar condições para que os talentos individuais se manifestem. Para isso, Robinson defende um aprendizado personalizado no lugar do padronizado, um reflexo do mundo industrial, que predomina hoje nas escolas. Assista ao vídeo clicando em click to play na janelinha acima e em View subtitles para selecionar legenda em português (Brasil). E comente aqui o que achou da palestra (é curtinha, cerca de 18 minutos) e se concorda com a visão de Sir Ken Robinson.

Um comentário:

  1. Assisti ao video de Ken Robison, muito interessante e algumas idéias perpassam por Paulo Freire. Enquanto a educação não olhar para o ser humano acomo humano nunca alcançaremos a esselencia do seu objetivo permaneceremos na medilcridade do ideal de ser humano.

    ResponderExcluir