sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Exposição alia folclore e música


A Caipora, a Cuca, a Mula sem Cabeça, o Lobisomem, a Iara e o Saci Pererê são os astros da nova exposição da Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André (SP). Chamada "Cores, cantos e contos do Brasil", a mostra foi inaugurada no dia 3 de setembro com previsão de permanecer um ano no espaço. Como mostra a foto (crédito de David Rego Jr), personagens do folclore em painéis coloridos ajudam os monitores a ensinar conceitos da música.

Desenvolvido especialmente para o espaço de exposições temporárias da Sabina pelo Instituto Vitalis, o projeto tem como objetivo oferecer aos professores do município mais uma ferramenta para a aplicação da Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008, a qual estabelece a obrigatoriedade do ensino de música para alunos da educação básica a partir de 2011.

Entre painéis coloridos com as figuras mais tradicionais do imaginário popular do Brasil, os monitores vão narrar histórias enquanto explicam conceitos básicos da disciplina de Música, como teoria musical, clave, figuras, valores das notas, pausas, compasso, intervalo, tom, semitom, escala, cifra, formação e categoria do acorde, função tonal ou harmônica dos acordes.

O lado lúdico da mostra conta ainda com performances teatrais das histórias da Vitória Régia e a Briga do Macaco com a Onça, tiradas de causos populares, além de A Viagem ao Céu e Feitiço do Curupira, dialogando, sutilmente, com a obra de Monteiro Lobato. “A escolha do folclore como tema oferece ainda a possibilidade de passear por outras disciplinas, além da Música, como a História e a Geografia”, acrescenta um dos idealizadores da exposição, o ator Bruno Udovic, do Instituto Vitalis.

Exposição "Cores, Cantos e Contos do Brasil"

Local: Sabina Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá, altura do número 135, Bairro Paraíso, Santo André)
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, apenas para escolas e grupos agendados. Aos fins de semana e feriados, aberta ao público das 9h às 17h30, com fechamento da bilheteria às 16h.
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.
Informações: (11) 4422-2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário