quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Lançada carta-compromisso da educação



Documento será entregue para candidatos ao Executivo e Legislativo nas eleições 2010; responda na enquete ao lado quais são os compromissos que você acha mais importantes

“Pela Garantia do Direito à Educação de Qualidade” é o título da carta-compromisso assinada ontem (31/08) em Brasília por 27 entidades relacionadas à educação e a outros setores da sociedade. O documento deverá ser entregue aos candidatos a cargos executivos e legislativos nas eleições 2010 para que os futuros governantes comprometam-se com as políticas públicas imprescindíveis à educação de qualidade.

O presidente do Conselho Nacional de Educação, Antônio Carlos Caruso Ronca, que aparece na foto (divulgada no site do movimento Todos pela Educação), enfatizou que a iniciativa surgiu de organizações da sociedade civil e que estas instituições vão fiscalizar o trabalho dos próximos eleitos. “Apesar dos avanços, o nível escolar no Brasil ainda é baixo e desigual. Temos de lutar por mais justiça. Que a educação ocupe o lugar central”, afirmou durante o evento.

A carta-compromisso tem sete medidas gerais:

1. inclusão, até o ano de 2016, de todas as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos na escola;
2. universalização do atendimento da demanda por creche, nos próximos dez anos;
3. superação do analfabetismo, especialmente entre a população com mais de 15 anos de idade;
4. promoção da aprendizagem ao longo da vida para toda criança, adolescente, jovem e adulto;
5. garantia de que, até o ano de 2014, todas as crianças brasileiras com até os 8 anos de idade estejam alfabetizadas;
6. estabelecimento de padrões mínimos de qualidade para todas as escolas brasileiras, reduzindo os níveis de desigualdade na Educação;
7. ampliação das matrículas no ensino profissionalizante e superior.

A partir destas medidas e da criação de um Sistema Nacional de Educação, as 27 entidades proponentes pedem quatro compromissos dos futuros governantes, que devem ser transformados em leis e políticas públicas:

1. ampliação adequada do financiamento da Educação pública;
2. implementação de ações concretas para a valorização dos profissionais da Educação;
3. promoção da gestão democrática nas escolas;
4. aperfeiçoamento das políticas de avaliação e regulação.

Quais destes quatro compromissos são mais importantes para você? Vote na enquete no canto superior direito do blog. E também comente o que achou das sete medidas gerais propostas na carta-compromisso.

Fonte: Todos pela Educação (www.todospelaeducacao.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário