quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Projeto Curta Na Escola oferece filmes de graça e premia professores



Temos hoje uma dica preciosa para professores e educadores de todo o Brasil que trabalham para tornar suas aulas cada vez mais atraentes e estimulantes para seus alunos. O portal Curta na Escola, da Petrobras, disponibiliza um acervo com mais de 250 curta-metragens brasileiros para serem usados em sala de aula. Os filmes, com duração em média de 15 minutos, podem ser vistos na íntegra por meio do site www.curtanaescola.org.br. Como a exibição é on-line, a escola precisa de computador, projetor e acesso à internet para usar o recurso.

O site também traz pareceres pedagógicos sobre como utilizar cada filme indicado na abordagem de diferentes disciplinas e temas transversais, em todos os níveis de ensino. Os educadores cadastrados no portal também compartilham suas vivências por meio do envio de relatos, comentários e discussões nos fóruns, abertos para consulta, o que torna o projeto bastante útil e prático para novos usuários.

Mensalmente, até novembro, o Curta na Escola promove o concurso Procura-se Professor-Autor, que premia o melhor relato sobre o uso de algum dos curtas do acervo com a coleção de DVDs Curta na Escola, volume 1 e 2, com 16 filmes. Em dezembro, o professor-autor do melhor relato entre os vencedores de cada mês receberá um prêmio de R$ 500. Neste mês, a sugestão é que os professores enviem relatos de curtas relacionados ao tema Direitos da Criança e do Adolescente.

Acesse o site, assista aos filmes, leia os pareceres, consulte o Banco de Relatos e depois venha aqui contar para a gente o que você achou dos curtas. Algum deles poderia virar uma boa aula?

7 comentários:

  1. Amei a dica, por isso, além de ser apaixonada por educação, o sou tbém por mídias e unir isso tudo dá uma salada maravilhosa. Obrigada pela dica e volto mais pra frente, depois de "fussar" o site, com certeza já é um dos favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dulce,
    Que bom que gostou da nossa indicação. Depois volte mesmo para contar sua experiência com o uso de algum dos curta-metragens.
    Abraços,
    Yannik D´Elboux
    Repórter

    ResponderExcluir
  3. O Curta na Escola é um projeto sem fins lucrativos que tem como principal objetivo compartilhar filmes em curta-metragem com sugestões de ações pedagógicas e pareceres produzidos por especialistas e, ao mesmo tempo, divulgar produções valiosas que nos apresentam ao nosso país!

    ResponderExcluir
  4. Excelente dica.
    Certamente irei utilizá-la.
    Abraços
    Ivanilda Lima

    ResponderExcluir
  5. Já uso os curtas na escola faz muito tempo. Já desenvolvemos uma atividade com a comunidade com o curta Ilha das Flores. Tem curtas para todos os gostos. E os alunos adoram.

    ResponderExcluir
  6. Acesse o blog www.curtasaojose.blogspot.com e assista ao primeiro curta produzido pelo Coletivo de Cinema do Colégio Estadual São José.

    ResponderExcluir
  7. Cadastrei minha escola para ganhar um kit e até agora não chegou

    ResponderExcluir