segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Exposição virtual sobre a Revolução de 1924 inclui atividades pedagógicas
Entre os professores de história, o “Movimento Tenentista” é um assunto bastante discutido em sala de aula. Mas um episódio ainda pouco conhecido pela população pode ajudar os estudantes a entender um pouco mais esse conturbado momento da nossa história: A Revolução de 1924.
Para isso, o Arquivo Público do Estado de São Paulo desenvolveu uma exposição virtual que revela um pouco mais sobre este evento marcante na história brasileira. Entre os documentos que serviram de base para esta exposição estão processos criminais instaurados contra os rebeldes após a Revolução de 1924 e cartas dos líderes deste movimento, além de jornais e revistas da época. A Revolução de 1924 é contada em 9 “salas” ricas em textos e ilustrações.
A exposição é um recurso pedagógico que também pode ser aproveitado pelo professor, já que possibilita discutir com os seus alunos documentos produzidos na época dos acontecimentos. Além destes documentos e textos explicativos, professores e alunos ainda têm acesso a 11 atividades pedagógicas para trabalho em sala de aula, preparadas de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para as séries do ensino fundamental.
O Núcleo de Ação Educativa foi o responsável por pesquisar fontes bibliográficas e documentais para montar a exposição virtual, além de criar as atividades pedagógicas. Foram aproximadamente 4 meses de preparação até a exposição ir ao ar. Completam a exposição uma listagem com referência a outros documentos que tratam o tema, indicações de leitura e links interessantes sobre o período.
Clique aqui e acesse a exposição virtual.
Postado por
Educação em Pauta
às
16:43
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário