quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A última aula de um professor







O professor norte-americano Randy Pausch morreu em 2008 aos 47 anos em decorrência de um câncer pancreático. Porém antes de deixar este mundo Pausch eternizou-se ao ministrar uma última aula na Universidade Carnegie Mellon, onde era professor de Ciências da Computação. A aula foi vista por milhões de pessoas do mundo inteiro no YouTube (acima estão os vídeos legendados em três partes) e também virou livro, com o título A lição final, publicado no Brasil pela Ediouro.

Na popular lição, Randy Pausch fala sobre viver a vida que sempre sonhou e também sobre a importância de se divertir sempre, mesmo nos últimos meses de sua vida. Ele também falou sobre as pessoas que influenciaram sua trajetória, de chefes a professores, e destacou a importância das críticas para ajudar a crescer. Cheio de energia e bom humor, o professor está longe de parecer alguém à beira da morte. Pelo contrário, a última lição é um estímulo à vida.

Na semana do professor, a ideia é fazer homenagens que alegrem os educadores, então espero que vocês não achem este post muito melancólico. É que os vídeos nos levam a refletir e mostram como um professor, mesmo nos seus momentos mais difíceis, escolhe usar a própria experiência para continuar fazendo o que mais sabe: ensinar. E vocês, o que acharam desta história? Qual seriam suas grandes lições se tivessem apenas uma última aula para ministrar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário