sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Iniciativa promove leitura nas prisões
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) lançou esta semana o projeto “Uma janela para o mundo – Leitura nas prisões”, na Penitenciária Federal em Porto Velho (RO). O objetivo é incluir o Sistema Penitenciário Federal nas políticas públicas de democratização do acesso ao livro e incentivo à leitura.
A iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e os ministérios da Justiça, Educação, Cultura e Desenvolvimento Agrário. Projetos como o “Arca das Letras”, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e o “Pontos de Leitura”, do Ministério da Cultura (MinC), integram a ação.
Além da Penitenciária Federal em Porto Velho, serão atendidas as unidades federais localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Mossoró (RN). Cada uma recebeu do MinC dois Pontos de Leitura que são compostos por um acervo de 650 obras, exemplares de literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil, DVD’s, enciclopédias, entre outros – mobiliário, computador e impressora, que ficarão à disposição de internos e servidores, bem como das famílias dos internos durante as visitas.
Escritores vinculados a Unesco vão realizar oficinas de leitura para presos e servidores em todas as unidades, utilizando, entre outras obras, a coletânea O pequeno livro das grandes emoções, elaborada pela própria instituição especificamente para leitores adultos e jovens em formação. A equipe de tratamento penitenciário dará continuidade ao trabalho iniciado, tornando a atividade de capacitação permanente.
Responda a nossa enquete sobre esse tema no canto superior direito da tela. Participe!
Postado por
Educação em Pauta
às
15:54
Marcadores:
acesso ao livro,
incentivo à leitura,
leitura,
políticas públicas,
prisões
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário