quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Professores brasileiros são reconhecidos na África do Sul



A educadora brasileira Adriana Silva de Oliveira (na foto), que leciona em Cachoeiro de Itapemirim (ES), teve seu projeto “Escola na Nuvem” eleito como o 2º colocado na categoria Conteúdo na final mundial do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, realizada em fim de outubro na Cidade do Cabo, na África do Sul. A professora já havia sido premiada na fase nacional e, na etapa regional da competição, no Panamá, levou o seu trabalho a ser reconhecido na categoria Inovação em Colaboração. Ao todo, foram premiados 13 projetos, dos 125 finalistas entre 200 mil trabalhos inscritos por educadores de mais de 60 países, que apresentaram ideias inovadoras de como o uso da tecnologia pode ajudar a transformar a educação, a melhorar a forma de aprendizagem e satisfazer as necessidades da atual geração de estudantes.

O projeto “Escola na Nuvem” tem o objetivo de romper as barreiras entre os professores e os alunos ao utilizarem a internet para simplificar a aprendizagem e torná-la mais interessante para os estudantes da “era digital”. Os conteúdos de ensino foram compartilhados em um blog da escola para que os alunos pudessem ter acesso ao material de casa e fora do horário escolar. Também permite o controle das tarefas escolares e o acompanhamento de trabalhos educacionais ao longo do ano.

Projetos nacionais são referências no mundo
Outros dois professores brasileiros representaram o País no evento realizado pela Microsoft na África do Sul e tornaram-se referência internacional. O projeto “Água, Terra, Fogo e Ar – A ecologia através dos filmes de animação”, do educador Siddharta Fernandes, do Rio de Janeiro (RJ), foi implementado em uma escola de Monterrey, no México, e, durante o evento, uma escola de Taiwan interessou-se pela implantação do projeto, que ocorrerá até fevereiro do próximo ano, em virtude do calendário escolar do país. O projeto “Campo Sustentável”, de professoras do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão (ES), também foi adotado por uma escola na Cidade do Cabo (África do Sul). A docente Edilene Cristina Rodrigues, uma das autoras, foi destaque da seção Superprofessor da revista Profissão Mestre de novembro.

Educadores Inovadores 2011
No próximo ano, a final mundial da 9ª edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores será anunciada no Fórum de Educação Inovadora 2011, que acontecerá em Washington DC, nos Estados Unidos. Mais informações serão disponibilizadas no site www.educadoresinovadores.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário