terça-feira, 14 de dezembro de 2010

USP lança revista inTolerância



O Laboratório de Estudos sobre Intolerância (LEI), da Universidade de São Paulo (USP), lançou o primeiro número da revista inTolerância, uma publicação semestral que trará um dossiê temático a cada edição. A revista abre espaço para artigos, resenhas, entrevistas e documentos históricos com a perspectiva de enriquecer o debate sobre a tolerância e intolerância na área das humanidades, nas artes e na cultura.

Na primeira edição, a revista traz o tema Tolerância e Direitos Humanos: Diversidade e Paz com textos que versam sobre Iluminismo, democracia, globalização, entre outros assuntos. O professor emérito da Faculdade de Direito da USP Dalmo de Abreu Dallari assina o artigo Dignidade Humana Contra Preconceito e Intolerância. A revista traz também uma análise do documento Convention on the Prevention and Punishment of the Crime of Genocide, publicado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948, comentado por Samuel Feldberg, professor de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco.

A primeira edição de inTolerância está disponível para download no Portal Rumo à Tolerância. Acesse aqui para baixar o pdf da revista. A USP anunciou, em setembro, o projeto do Museu da Tolerância, que será construído na Cidade Universitária na capital paulista. O museu estará vinculado LEI e seguirá um conceito diferente dos museus tradicionais. Será o primeiro do gênero na América Latina voltado também para a educação lato sensu. A previsão é que no prazo de um ano as obras sejam iniciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário