quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ipea divulga estudo sobre Biodiversidade



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou o Comunicado n° 78: Biodiversidade. Parte da série Eixos do Desenvolvimento Brasileiro, o estudo apresenta questões como o conhecimento sobre a diversidade de espécies no Brasil, animais ameaçados de extinção, desmatamento na Amazônia, unidades de conservação, entre outros. O material é bastante útil para os professores que desejam se atualizar com informações recentes sobre a biodiversidade brasileira.

O Comunicado é dividido em duas partes: Genes e Espécies e Biomas Brasileiros. Na primeira, exploram-se questões como o estado de conservação da flora e fauna brasileiras, do patrimônio genético e o nível de conhecimento sobre o número de espécies no País. Na segunda parte, são abordados seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa e a Zona Costeira, que tem sido mencionada como o sétimo bioma.

A série Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano faz uma análise de diversos setores relacionados ao meio ambiente no País. E busca servir como uma sistematização e reflexão sobre os desafios e oportunidades do tema meio ambiente, de forma a fornecer ao Brasil o conhecimento crítico necessário à tomada de posição frente aos desafios da sustentabilidade ambiental.

O livro Sustentabilidade Ambiental no Brasil: Biodiversidade, economia e bem-estar humano, que deu origem aos comunicados da série, contém outros 14 capítulos sobre temas relacionados ao meio ambiente no Brasil.

Para acessar o estudo do Ipea (em PDF) sobre biodiversidade clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário