quarta-feira, 1 de junho de 2011

Arquivo Público de São Paulo traz novidades para a educação


O Arquivo Público do Estado de São Paulo está com novidades sobre a educação paulista e brasileira. A primeira trata-se de um conjunto de mais de 4 mil documentos inéditos sobre a educação nas cidades de São Paulo, enquanto que a outra novidade traz manuscritos históricos digitalizados para o uso em sala de aula.

Fotos, ilustrações e relatórios inéditos

Um novo conjunto composto por mais de 4 mil fotografias, ilustrações e relatórios foi inserido no site temático "Memória da Educação". Tratam-se de documentos a respeito do ensino no interior do Estado, tais como Campinas, Araraquara, Casa Branca, Guaratinguetá e Santa Cruz do Rio Pardo

Tanto as fotos quanto os relatórios relatam um pouco sobre a situação do ensino durante diversas épocas. A foto acima, por exemplo, retrata um festival escolar do Grupo Escolar de Tapiritiba, em 1942. Já um outro ofício de 1858 trata das dificuldades em conseguir professores qualificados para matérias obrigatórias. O documento é confrontado com o Relatório da Instrução Pública da Província de São Paulo do mesmo ano, a partir do qual é possível compreender as razões dessa problemática na época.

Manuscritos da História


O Arquivo Público ainda traz uma nova exposição chamada "Manuscritos da História", a qual reúne 145 manuscritos digitalizados especialmente para a exposição. Dentre os documentos compilados, está presente um manuscrito do poema "Círculo Vicioso", de Machado de Assis, além de ser possível descobrir as mudanças pelas quais certidões de nascimento, títulos de eleitor, passaportes e carteiras de habilitação passaram ao longo dos anos.

A exposição ainda visa mostrar como os documentos podem ser utilizados como recurso didático, trazendo sugestões de atividades pedagógicas que podem ser aplicadas com alunos de várias idades. As atividades focam em questões sobre os tipos de documentos produzidos na forma manuscrita e não no seu conteúdo. Completam a exposição uma seleção de fontes primárias, que traz mais documentos de época, e uma bibliografia com textos sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário