quarta-feira, 8 de junho de 2011

Notícias do dia 08/06: 75 mil alunos irão estudar no exterior pelo Governo, professores de MG entram em greve

Até 2014, 75 mil alunos devem receber bolsa para estudar no exterior
O plano do governo federal de conceder 75 mil bolsas de estudos no exterior para estudantes brasileiros foi apresentado nesta terça-feira a reitores de universidades e de institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O programa de internacionalização, chamado Ciências sem Fronteiras, vai beneficiar alunos que cursam desde o nível médio até o pós-doutorado.

Professores e funcionários de escolas estaduais entram em greve em MG
Servidores da rede estadual de educação de Minas Gerais entraram em greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira (8). De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), a expectativa é de adesão de 50% dos professores. A categoria reivindica o pagamento de R$ 1.597,87 para servidores de nível médio que trabalham 24 horas por semana.

Sobram quase metade das vagas de cursos do MEC para professores
O MEC (Ministério da Educação) prorrogou pela segunda vez o prazo para que professores da rede pública possam se inscrever em cursos de formação continuada. O prazo termina nesta sexta-feira (10) e ainda sobram vagas. Das 86 mil vagas disponíveis, até o momento apenas 50 mil (58%) foram solicitadas pela direção das escolas.

Escola do DF manda torpedo a pais sobre frequência de alunos
O Núcleo de Tecnologia Educacional do Guará (NTE), cidade que fica a 11 quilômetros do centro de Brasília, desenvolveu um sistema digital para registrar a frequência dos alunos. Dois leitores de impressão digital foram instalados na entrada do Centro Educacional 2, escola que atende 1.460 estudantes da 8ª e 9ª série do ensino fundamental e de ensino médio, e os responsáveis são informados por mensagem SMS sobre o horário de entrada dos filhos.

Servidores da UFSCar entram em greve e seguem movimento nacional
Cerca de 600 servidores técnico-administrativos da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) estão em greve por tempo indeterminado. O número representa adesão de 80% dos servidores nos campi de São Carlos, Sorocaba e Araras, segundo Antônio Donizete, do comando local de greve.

Quase 1 milhão de estudantes treinam artes marciais em escolas públicas
Mais de 800 mil crianças e adolescentes treinam artes marciais em quatro mil escolas públicas em todo o país. Todos fazem parte do programa de educação integral Mais Educação, que estende o tempo na escola para prática de esportes e atividades extracurriculares. As artes marciais oferecidas pelo programa são taekwondo, judô, capoeira e caratê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário