quinta-feira, 16 de junho de 2011

Notícias do dia 16/06: Orçamento do MEC é discutido, greves continuam no país

7% do PIB em educação tem lógica, diz Haddad à Câmara
Diante da crescente reivindicação de entidades e da sociedade civil para que os investimentos na área de ensino atinjam 10% do Produto Interno Bruto (PIB), o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse ontem que tem "lógica" a meta de 7% fixada no novo Plano Nacional de Educação (PNE).

‘É evidente que está faltando dinheiro para a educação’, diz ministro
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou na tarde desta quarta-feira (15) que está faltando recursos para a educação brasileira. Haddad participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados na comissão especial que analisa o Projeto de Lei 8035/10. O projeto cria o Plano Nacional de Educação, e prevê 20 metas a serem cumpridas pelo governo na área de educação no próximo decênio.

Haddad pede suspensão de greve de técnicos das universidades federais
O ministro da Educação, Fernando Haddad, pediu na última quarta-feira (15), em audiência pública na Câmara dos Deputados, que os técnicos-administrativos das universidades federais suspendam a greve para que as negociações sejam retomadas.

Professora 'celebridade' na web pede 10% de investimento em educação
Conhecida como porta-voz dos professores da rede pública que lutam por melhores salários e condições de trabalho, a professora Amanda Gurgel, criticou nesta quarta-feira (15) o Projeto de Lei 8035/10, que cria o Plano Nacional de Educação. Amanda virou celebridade na internet após um vídeo de seu discurso na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte sobre o seu salário de professora (R$ 930) fazer sucesso no YouTube.

Prova de mérito deixa de ser único critério para promoção de professor em SP
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) enviou ontem à Assembleia Legislativa o projeto de lei complementar da proposta de política salarial para o magistério. A partir do ano que vem, todos os profissionais que atingirem a nota exigida pela Secretaria Estadual de Educação na prova de mérito serão promovidos. Além disso, a prova não será o único critério para evoluir na carreira - como foi determinado pelo governo anterior, de José Serra (PSDB).

Sete estados não têm instituições participando da nova edição do SiSU
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do segundo semestre foram abertas nesta quarta-feira (15) e vão até as 23h59 de domingo (19), segundo o Ministério da Educação. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. A nova edição do SiSU seleciona estudantes que fizeram o Enem 2010 para vagas em 48 instituições superiores de ensino em 20 estados. Sete unidades da federação não têm representantes nesta edição do sistema: Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Santa Catarina.

Acordo encerra greve de professores de universidades da Bahia
Terminou nesta quarta-feira, após mais de 60 dias, a greve dos professores das universidades estaduais da Bahia. Pelo menos 60 mil alunos ficaram sem aulas no período.

Justiça declara greve de professores de Fortaleza ilegal
A Justiça do Ceará declarou a greve dos professores de Fortaleza ilegal e abusiva nesta quarta-feira. Segundo a decisão, os grevistas devem retornar ao trabalho em 48 horas, sob pena de multa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário