terça-feira, 28 de junho de 2011

Notícias do dia 28/06: Inscrições do SiSU vão até hoje; cresce o número de negros em universidades particulares

Aprovados na 1º chamada do Sisu devem fazer matrículas até hoje
Os candidatos aprovados na primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) têm até esta terça-feira para fazer as matrículas nas instituições em que foram selecionados. A relação dos aprovados está disponíveis no site do MEC.

Cresce nº de negros em universidades particulares
Dez anos após a implantação das primeiras leis de cotas no país --no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul--, ao menos ou 23% das vagas em universidades públicas são reservadas para políticas de ação afirmativa.

USP discute abertura de mais 120 vagas de engenharia no vestibular
O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) se reúne nesta terça-feira (28) para discutir, entre outros assuntos, a criação de três novos cursos de engenharia no campus de Lorena, no interior de São Paulo, e a transferência da graduação de engenharia de petróleo da Escola Politécnica (Poli), em São Paulo, para Santos, no litoral.

Estudantes da Uneb bloqueiam portões de campus em Salvador
Pelo menos 300 alunos participam de um protesto em frente ao campus da Universidade do Estado da Bahia, no bairro do Cabula, em Salvador, na manhã desta terça-feira (28). De acordo com o estudante Andrés Amoedo, do 3° semestre de desenho industrial, a intenção do protesto é pressionar os professores a aprovarem um calendário contínuo para o ano letivo. “Por conta da greve dos professores eles querem agora terminar o primeiro semestre em setembro e abolir as férias de janeiro, o que prejudica qualquer ensino de qualidade. O calendário acadêmico proposto é a favor deles”, diz.

Professor reprova aluno e é agredido em Minas
Câmeras de segurança de uma escola pública de Belo Horizonte, em Minas Gerais, filmaram um professor sendo agredido por um aluno e sua mãe. O caso ocorreu durante uma reunião de pais. Os dois não aceitaram a reprovação do adolescente, afirma o professor, que não quis se identificar.

Por que não Química?
Química causa arrepio em muita gente, de vestibulandos ansiosos a ativistas ambientais. Para desconstruir a imagem de vilã, a ONU escolheu 2011 como o Ano Internacional da Química (AIQ). Pesquisadores têm pegado carona no evento para mostrar o quanto a química está na base de tudo, mesmo dos processos mais naturais, como a fotossíntese. E para falar da necessidade de ter novos químicos nos laboratórios e nas empresas – a indústria química é peça-chave de qualquer economia desenvolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário