quinta-feira, 14 de julho de 2011

Divulgação da nota do Ideb deve se tornar obrigatória no Brasil


O que começou com uma proposta do economista Gustavo Ioschpe deve se tornar obrigação das escolas brasileiras. Trata-se da divulgação da nota do Ideb, índice criado pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade das escolas de ensino fundamental.

Ioschpe, especialista em economia da educação, acredita que a divulgação da nota - independente de ser boa ou ruim - contribuirá para melhorias significativas na educação básica do Brasil. "Ao saber que o filho está numa escola muito ruim, os pais e a família vão pressionar por melhorias, quebrando um quadro de inércia", disse o economista para O Globo.

Com escala de 0 a 10, o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado pelo MEC em 2007. Ele é calculado com base nas notas de português e matemática da Prova Brasil, aplicada na rede pública de 5,4 mil municípios, e dos índices anuais de aprovação de alunos - tanto nos anos iniciais quanto nos finais do ensino fundamental.

A obrigatoriedade já está valendo no Estado de Goiás, o qual foi o primeiro Estado do Brasil a tornar obrigatória a divulgação, e na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Neste caso, o prefeito Eduardo Paes já decretou que as instituições de ensino básico deverão expor um cartaz (distribuído pela secretaria de educação do município), o qual conterá os índices do Ideb e do IDE-Rio (versão local do indicador).

Outros Estados como Bahia, Minas Gerais e Piauí já iniciaram o processo para oficializar a medida, o que significa que mais Estados devem aderir à obrigatoriedade logo.

Você, educador, concorda com a medida? Será que Ioschpe está certo ao falar que tal decisão desencadeará mudanças na educação brasileira? Deixe seu comentário e vote na enquete ao lado a respeito do assunto

(Imagem meramente ilustrativa. Fonte da imagem: Revista Olhares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário