segunda-feira, 18 de julho de 2011

Notícias do dia 18/07: Inscrições para o Enade estão abertas, FGV divulga gabarito do exame da OAB

Candidatos podem se inscrever para Enade a partir desta segunda
Começam nesta segunda-feira as inscrições para o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). As inscrições vão até o dia 19 de agosto. Tanto as inscrições quanto a divulgação dos inscritos devem ser feitas pelas instituições de ensino superior. Os alunos indicados para realizar a prova, porém, devem conferir sua inscrição na página do Inep entre 22 e 31 de agosto. O exame será realizado no dia 6 de novembro.

Confira gabarito da primeira fase do exame da OAB
A empresa FGV Projetos, responsável pelo Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), divulgou nesta segunda-feira o gabarito da prova realizada neste domingo (17). A prova, válida pela primeira fase, teve 80 questões de múltipla escolha e caráter eliminatório. O resultado da primeira fase será divulgado no dia 25 de julho.

Estudante aprende 68% mais com bom professor
O conceito de que o aluno é quem faz a escola acaba de ser derrubado com a revisão de quase 200 artigos científicos nacionais e internacionais sobre Educação, reunidos em único estudo chamado Caminhos para Melhorar o Aprendizado. De acordo com o documento, alunos dos melhores professores aprendem 68% mais do que os colegas orientados pelos piores docentes. Quantidade de alunos por sala, apoio e estrutura da escola também são fundamentais para esses resultados.

Hospitais e ONGs empregam educadores
O pedagogo vai sair da escola. Nos próximos anos, ele deve encontrar oportunidades de trabalho em ONGs, agências internacionais, hospitais e no setor de recursos humanos de empresas. "O segmento do não escolar se amplia rapidamente", diz Roseli Fishmann, professora de pós-graduação da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) e coordenadora dos cursos de pós-graduação em educação da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo).

Lula inicia campanha de Haddad e incomoda PT
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tornou pública ontem uma posição que havia meses manifestava apenas nos bastidores em relação às eleições municipais de São Paulo em 2012: seu apoio à candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, para a sucessão de Gilberto Kassab. Os sinais de que Lula já iniciou a campanha de Haddad incomodam setores do PT, que temem pelo "tratoraço" na escolha do candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário