quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Estudo mostra grande presença de PCs em escolas públicas, mas destaca problemas


O computador é uma ferramenta que, mesmo pouco tempo após sua invenção, se popularizou rapidamente, até mesmo nas escolas públicas urbanas, onde um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apontou que 81% das instituições possuem laboratório de informática. Entretanto, isso não se traduz em qualidade de ensino.

Dentre todas as instituições analisadas pela pesquisa TIC Educação, 86% possuem computador com acesso à internet, mas essa quantidade não corresponde a qualidade, pois 73% dos professores e 69% dos coordenadores pedagógicos entrevistados consideram o número de computadores conectados à rede em sua escola insuficiente - isso sem falar da baixa velocidade da conexão (fator apontado como grande obstáculo a ser superado por 71% dos professores e 67% dos coordenadores).

Outro empecilho destacado na pesquisa é o fato de os alunos saberem mais sobre a ferramenta que o professor. 64% dos educadores afirmam que isso atrapalha pelo menos em parte o rendimento da aula. Além disso, 78% dos professores consideram o número de computadores disponível insuficiente para a quantidade de educandos.

No entanto, 69% dos professores acreditam que sabem mais que o suficiente para poder utilizar o PC no seu dia-a-dia em sala de aula. E mesmo com os problemas de infra-estrutura e conhecimento, 78% dos educadores não possuem receios em utilizar o computador nas suas aulas e apenas 9% afirma não saber de que forma pode usar a informática no ensino.

55% ainda acredita que os alunos não ficam sobrecarregados com informação ao ter contato constante com a internet e 60% dos professores discorda com o fato que os jovens possam ficar alienados à realidade caso utilizem demais o computador nas aulas.

Pesquisa TIC Educação

Realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a TIC Educação apresenta resultados por escolas públicas de áreas urbanas em todas as regiões do Brasil. Foram entrevistados 1.541 professores, 4.987 alunos, 497 diretores e 428 coordenadores pedagógicos em 497 escolas brasileiras. Para conferir a pesquisa completa, clique aqui.

(Imagem meramente ilustrativa. Fonte: stock.xchng)

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