segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Experiência na rede estadual é tema de livro lançado por professores paulistas


As experiências de dois professores da rede estadual de São Paulo com aulas em campo desenvolvidas em diversos pontos da capital serviram de material para o livro “Sampa: um laboratório para mestres, alunos e visitantes”, o qual foi lançado neste final de semana na capital paulista.

Elaborada pelos irmãos Gerson Vieira Camelo e José Vieira Camelo Filho, a obra trata a cidade de São Paulo com uma abordagem temporal e espacial, propondo uma viagem pelos marcos históricos da cidade, desde caminhos percorridos pelo padre José de Anchieta, no século XVI, passando pelo Theatro Municipal de São Paulo, Parque do Ibirapuera, Edifício Copan e Memorial da América Latina até a construção do contemporâneo Museu do Futebol.

De acordo com os autores, o intuito da publicação é servir de laboratório para a elaboração de aulas extraclasse para alunos de todas as séries e disciplinas, assim como apontar as virtudes e contradições existentes no interior da maior cidade dos trópicos. “É importante tirar os alunos da sala de aula e mostrar como a transformação se deu no seu entorno, na cidade”, explica José Vieira Camelo Filho, professor de geografia na Escola Estadual Profº Emygdio de Barros.

A publicação traz ainda um mapa da São Paulo de Piratininga do ano de 1.800 e relaciona 16 pontos geográficos e históricos que simbolizam a cidade e foram visitados pelos docentes e seus alunos nas atividades extraclasse. “Sempre demos aula em campo. Assim, resolvemos reunir todo o material desenvolvido neste livro, que foi pensado não só para professores e estudantes, mas também para todas as pessoas interessadas em conhecer a história de São Paulo”, salienta José Filho, que atua na rede há 30 anos.

As pessoas pouco conhecem a cidade. As mudanças acontecem muito rapidamente e não são percebidas. Nossa intenção é que elas passem a observar melhor as transformações que ocorrem na cidade e no próprio bairro”, complementa Gerson Vieira Camelo, que atua na rede estadual há 11 anos e hoje ministra aulas de inglês na Escola Estadual Almeida Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário