terça-feira, 23 de agosto de 2011

Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira é lançado


A Fundação Lemann e a Universidade de Stanford (EUA), uma das instituições de ensino superior mais renomadas mundialmente, lançaram na última sexta-feira o Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil (Centro Lemann para o Empreendedorismo e Inovação na Educação Brasileira), uma iniciativa inédita em prol da educação nacional.

A partir do ano que vem, o centro de estudos irá oferecer bolsas de pós-graduação para pesquisadores brasileiros, apoiar a formação de professores e se dedicar a pesquisar políticas educacionais e inovações para o Brasil.

O programa é uma parceria entre a Escola de Educação da universidade americana e a Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo melhorar a qualidade da educação pública no Brasil. “Queremos formar uma nova geração de profissionais da educação no país e incentivar a pesquisa de políticas inovadoras, que nos façam avançar mais rápido”, explica Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

O novo centro conta com um plano de atividades para os próximos 10 anos, dentre as quais se destacam:

  • Formação de pesquisadores: serão oferecidas pelo menos três bolsas por ano para brasileiros fazerem pós-graduação em educação em Stanford e uma bolsa anual para profissionais brasileiros passarem de três a seis meses como pesquisadores visitantes na universidade;
  • Apoio à formação de professores do ensino básico: anualmente, um grupo de oito brasileiros participará do treinamento oferecido pelo Stanford Teacher Education Program (STEP) para coordenadores e diretores de cursos de formação de professores;
  • Produção e disseminação de pesquisas inovadoras para a educação brasileira: um grupo de quatro professores de Stanford trabalhará em colaboração com bolsistas e outros pesquisadores para produzir estudos de alta qualidade sobre políticas públicas, tecnologia e empreendedorismo na educação, sempre com foco no Brasil. O objetivo é propor soluções inovadoras para o ensino no país. Um seminário anual apresentará os principais resultados.

3 comentários:

  1. Enfim algo mais sucinto e e exclarecedor....


    Como funciona....como participar ? ..chega de poluição visUAL E INÚMERAS PEGADINHAS..PALAVRÕES...VIVA A MORALIDADE P SE CONQUISTAR O RESPEITO..A EDUCAÇÃO AGRADECE...
    PARABÉNS PELO BLOG..
    PROFESSORA LUUU

    BLOG>EDUCARSEMPRE

    ResponderExcluir
  2. Sou professora da rede Municipal do Rio de Janeiro e desejo obter informações sobre o programa, como participar do treinamento e tudo mais.Aguardo contato e será um prazer participar do programa.
    Maria do Carmo

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lucineide e Maria.

    Para saber como participar, por favor, entrem em contato com a Fundação Lemann (http://www.fundacaolemann.org.br) para que eles possam lhes informar sobre isso.

    Abraços.

    ResponderExcluir