segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Instituto Internacional de Neurociências de Natal anuncia a chegada de 31 novos cientistas


O Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), parceiro do Ministério da Educação, anunciou na última quinta-feira a chegada de 31 novos cientistas estrangeiros. Eles integrarão permanentemente a equipe do instituto, atuando como orientadores, pesquisadores e chefes de projetos, além de auxiliar na formação de pesquisadores brasileiros.

A nova equipe vai atuar no programa Cientistas do Futuro, no qual estudantes do ensino médio da cidade de Macaíba (RN) – que fica na periferia de Natal – são capacitados para atuar como aprendizes nos laboratórios do IINN-ELS.

As adições marcam também uma mudança de filosofia do instituto, que passará a ser a sede brasileira do projeto Walk Again (Andar de Novo), que tem por objetivo fazer um jovem tetraplégico voltar a caminhar com a ajuda de uma neuroprótese, na abertura da Copa do Mundo de 2014.

“Sem dúvida, será um grande passo para a ciência brasileira. A nova equipe do IINN-ELS será formada pela nata da neurociência mundial e, quem se beneficia, são os futuros cientistas brasileiros formados em Natal”, avalia Miguel Nicolelis, diretor do instituto.

Parte dos novos cientistas atuará integralmente no IINN-ELS, enquanto que outra parte passará períodos em Natal. Este modelo de trabalho beneficiará o intercâmbio de conhecimento, permitindo que pesquisadores e estudantes brasileiros tenham acesso a estudos feitos fora do país, nos mais importantes centros de neurociências do mundo.

Para saber mais: as neurociências na educação também são capa da edição de setembro da revista Profissão Mestre. Se você quiser assinar a revista, acesse o nosso site. A Loja Humana também traz a coleção Neurociências na Educação, da neurocientista Suzana Herculano-Houzel, que traz quatro DVDs sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário