sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Prova ABC traz dados inéditos sobre a alfabetização no Brasil


Menos da metade (42,8%) dos alunos do 3º ano (2ª série) do ensino fundamental I do Brasil possuem conhecimentos suficientes em matemática, enquanto que 56,1% destes mesmos alunos aprenderam o que é esperado em leitura. Estes são dados obtidos a partir dos resultados da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), os quais foram divulgados ontem (25).

A avaliação, uma parceria do Todos Pela Educação com o Instituto Paulo Montenegro /IBOPE, a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi aplicada no primeiro semestre de 2011 a cerca de 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do País.

A "média" considerada na Prova ABC é de 175 pontos na escala Saeb. Em leitura, ao atingir pelo menos 175 pontos, os alunos, entre outras tarefas, conseguem identificar temas de uma narrativa, localizar informações explícitas, identificar características de personagens em textos como lendas, contos, fábulas e histórias em quadrinhos e perceber relações de causa e efeito contidas nestas narrativas. Já em matemática, ao atingir pelo menos 175 pontos, os alunos têm, por exemplo, domínio da adição e subtração e conseguem resolver problemas envolvendo notas e moedas.

Resultados de Leitura

O desempenho médio dos alunos em leitura que fizeram a prova foi de 185,8 pontos na escala, com 56,1% do total das crianças aprendendo o que era esperado para esta etapa do ensino em leitura. Confira abaixo os resultados por região:
  • Sul: 197,9
  • Sudeste: 193,6
  • Centro Oeste: 196,5
  • Norte: 172,8
  • Nordeste: 167,4
Os resultados também variam em relação à rede, pública ou privada. Enquanto os alunos da rede privada atingiram, na média nacional, 216,7 pontos em leitura, os da rede pública ficaram em 175,8 pontos.

Resultados de Matemática

Em matemática, a média nacional ficou em 171,1 pontos, com 42,8% do total das crianças tendo aprendido o que era esperado para esta etapa do ensino em matemática. Os resultados por região foram:
  • Sul: 185,6
  • Sudeste: 179,1
  • Centro Oeste: 176,5
  • Norte: 152,6
  • Nordeste: 158,2
Assim como em leitura, os resultados em matemática também variam entre os alunos das escolas públicas e privadas. Enquanto a média nacional dos alunos da rede privada foi de 211,2 pontos, a da rede pública ficou em 158,0 pontos. Fato importante de ser observado, de acordo com os dados, é que no caso da matemática, em relação à rede pública, a média de nenhuma das regiões atingiu os 175 pontos.

Resultados da Escrita

Os alunos que participaram da Prova ABC também foram avaliados na escrita, a qual possuía uma avaliação diferente, com base em três competências: adequação ao tema e ao gênero; coesão e coerência; e registro (grafia das palavras, adequação às normas gramaticais, segmentação de palavras e pontuação). Numa escala de 0 a 100 pontos, a média esperada era de 75 pontos.

A média nacional ficou em 68,1 pontos, sendo a média das escolas públicas de 62,3 pontos e a das escolas privadas, 86,2 pontos. Os dados também variam entre as regiões, com o melhor desempenho sendo dos alunos da região Sudeste (77,2) e o pior desempenho, dos alunos do Nordeste (50,2).

Para conferir os resultados completos da Prova ABC, acesse o site do Todos pela Educação

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