terça-feira, 9 de agosto de 2011

Transporte para alunos com autismo e deficiência motora é ampliado em São Paulo


A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo assinou com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) um novo convênio que amplia o serviço Ligado para o transporte de alunos com autismo e deficiência motora matriculados em escolas estaduais na capital e na grande São Paulo.

A iniciativa representa um investimento de R$ 25 milhões e atenderá a estudantes assistidos pela Associação de Amigos do Autista (AMA) e pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), além dos que cursam o ensino regular.

Hoje, o Ligado conta com uma frota composta por 65 veículos, dos quais 39 são adaptados para alunos deficientes, e atende a 415 usuários, entre alunos e acompanhantes. A ampliação será gradual. Já neste mês de agosto, o serviço passará a contar com 106 veículos, sendo 83 adaptados, com capacidade total de 995 vagas. Ao final do primeiro semestre de 2012, estima-se que o serviço alcance uma frota de 184 vans e micro-ônibus para o atendimento de até 1,8 mil passageiros.

As novas vagas serão preenchidas prioritariamente por alunos indicados pelas Diretorias de Ensino. As escolas ou instituições devem encaminhar à sua respectiva Diretoria de Ensino a solicitação para o transporte destinado a esses estudantes.

O Serviço Especial Conveniado (Ligado) realiza deslocamentos expressos do tipo “porta a porta”. Crianças e adolescentes com deficiência mental, física ou mobilidade reduzida severa são transportados gratuitamente de suas casas até as escolas da rede estadual de ensino e a instituições como a AACD e a AMA, na grande São Paulo.

(Imagem meramente ilustrativa. Fonte: Flickr do Governo do Estado de São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário