segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Notícias do dia 08/08: Dilma afirma desejo de ver brasileiros nas melhores universidades do mundo

País quer brasileiros nas melhores universidades do mundo, afirma Dilma sobre bolsas no exterior
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira, 8, que, por meio do programa Ciência sem Fronteiras, quer que estudantes brasileiros tenham acesso às melhores universidades do mundo. Em seu programa semanal "Café com a Presidenta", ela lembrou que, até 2014, o governo pretende conceder 75 mil bolsas de graduação e pós-doutorado no exterior.

Estudo revela abismo educacional entre classes média e alta
Com a adesão de cerca de 40 milhões de pessoas na última década, a classe média tornou-se majoritária no Brasil, englobando 52% da população. Mas a ambição do grupo por novas chances de ascensão pode ser bloqueada pelo abismo educacional que o separa da classe alta, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência (SAE).

'O fim do vestibular não é o fim do mérito', diz Haddad
Admitindo que o ensino médio foi o que menos reagiu às políticas públicas, o ministro da Educação, Fernando Haddad, espera que o Enem promova a racionalização do currículo e os governo estaduais invistam com prioridade. "Sem ufanismo", ele avalia que há uma reação na qualidade do ensino, que deve ser alavancada pelo Plano Nacional de Educação (PNE). O ministro não teme a profusão de emendas feitas pelos deputados, muitas delas preocupadas apenas com reivindicações trabalhistas dos professores.

Governo negocia compra recorde de livros didáticos
Na próxima semana, o governo federal começa a negociar a maior compra de livros didáticos já realizada. O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) deve iniciar uma rodada de conversações com 18 grupos editoriais em torno da aquisição de 164 milhões de exemplares, o que representa 20% a mais do que os 135,6 milhões comprados no ano passado.

Mais de 6 milhões de alunos farão Prova Brasil e Saeb em novembro
Mais de 6,2 milhões de estudantes farão exames da Prova Brasil e Saeb em 2011, entre os dias 7 e 18 de novembro, nas 27 unidades da Federação. As provas serão aplicadas em mais de 70 mil escolas, localizadas em 5.538 municípios espalhados em todo o Brasil. Os dados foram apresentados em um evento voltado para representantes das secretarias estaduais de educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), realizado nos dias 4 e 5 de agosto em Brasília.

MEC divulga conteúdo do Enade para Engenharias e outras graduações
O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira, 5, o conteúdo do Exame Nacional do de Desempenho dos Estudantes (Enade) para as carreiras de Arquitetura, Engenharia, Artes Visuais e Computação. A prova do Enade será no dia 6 de novembro, em todo o Brasil. As instituições de ensino superior são obrigadas a matricular ingressantes e concluintes no exame. Mas o estudante é que deve conferir, entre os dias 22 e 31, no site do Enade, se seu nome está corretamente matriculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário