sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Projeto Histórias à Brasileira incentiva leitura infanto-juvenil por meio da contação de histórias


A Associação Malasartes está realizando nas cidades de Rio Branco do Sul (PR), Itaperuçu (PR) e Cerro Azul (PR) durante os meses de setembro, outubro e novembro o projeto Histórias à Brasileira, o qual visa incentivar a leitura de crianças e adolescentes por meio da contação de histórias.

Contando com o apoio dos Correios, o projeto fundamenta-se nas relações entre oralidade e literatura, leitura e cidadania. O principal objetivo é incentivar as crianças e os adolescentes a lerem mais livros, promovendo a literatura brasileira por meio da valorização da leitura oral.

Os contos escolhidos abrangem as culturas indígena, africana e europeia, sempre levando em conta a faixa etária dos ouvintes. Dentre os autores escolhidos pelo projeto para terem histórias suas contadas estão Ana Maria Machado, Figueiredo Pimentel, Ricardo Azevedo, Monteiro Lobato e Câmara Cascudo. Ao final de cada sessão (que dura uma hora), são apresentados para os jovens livros relacionados à história que acabaram de ouvir.

As três cidades escolhidas pelo projeto fazem parte do programa "Territórios da Cidadania", organizado pelo governo federal e que identifica regiões de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).

Para conferir um registro dos próprios idealizadores do projeto e também conhecer o cronograma completo, acesse o blog do Histórias à Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário