quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Museu do Diamante (MG) ganha versão virtual


O Museu do Diamante, localizado em Diamantina (MG), guarda memórias de uma época importante não só do Estado de Minas Gerais como do Brasil. Agora, seu acervo pode ser visto pela internet, graças à versão virtual do museu elaborada pelo site Era Virtual.

O visitante pode fazer um tour pelo museu, conhecendo todo o prédio e seus arredores. A tecnologia utilizada permite que o usuário gire em 360°, possibilitando uma visão geral e completa. A ferramenta ainda traz textos explicativos, um guia de voz e setas indicativas do caminho para auxiliar a pessoa durante sua visita virtual.

Segundo a produtora-executiva do projeto, Carla Sandim, disponibilizar as histórias contadas nas exposições de um dos mais importantes museus da história do Brasil e trazer tais informações às pessoas é de muito importante para a compreensão da cultura brasileira. “A visita é uma viagem aos anos de 1800, com as fantásticas histórias do período da extração do diamante, das pessoas e memórias daquele tempo, fatos sobre o surgimento de uma cidade colonial com base na extração diamantífera. Uma experiência essencial para compreendermos Minas Gerais”, destaca Carla.

Já para a diretora do Museu do Diamante, Lilian Oliveira, a parceria entre a instituição e o site contribui de forma positiva para a visitação física ao museu, assim como para o turismo em Diamantina. “Não acredito que a visita virtual dispense a experiência de visitar-se qualquer museu. Mas acho que é uma ferramenta muito importante para estimular a curiosidade e o acesso à cultura no país.”

Era Virtual

Além do Museu do Diamante, o site Era Virtual traz versões virtuais de outros 11 museus, tais como a Casa de Cora Coralina, em Goiás (GO), e o Museu da República, no Rio de Janeiro (RJ). Já estão previstos ainda outros três museus: Memorial Tancredo Neves (MG), Museu do Homem do Nordeste (PE) e o Museu de Ciências Naturais PUC Minas (MG). Para conferir o site, acesse www.eravirtual.org. As visitas são gratuitas.

Imagem: Reprodução do Museu do Diamante no site Era Virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário