segunda-feira, 19 de março de 2012

Brasil Hoje: novo portal fornece indicadores sociais e educacionais de municípios


Fruto de uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o portal Brasil Hoje já está no ar.


Lançado no dia 9 de março, o portal reúne diversos indicadores sociais e educacionais sobre os municípios brasileiros, permitindo que os usuários estabeleçam comparações entre as cidades, acompanhem a evolução dos indicadores e também que criem seus próprios relatórios, personalizados com as informações que quiserem.

O banco de dados foi organizado com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Unicef, Sistemas Integrados de Acompanhamento Financeiro (Siaf) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A atualização das informações está a cargo de técnicos do Cenpec.

As informações foram selecionadas de modo que o usuário possa conhecer os municípios, Estados e o País como um todo. A motivação por trás do projeto é que o contexto educacional do Brasil é melhor entendido quando se colocado à luz do contexto socioeconômico. Por isso, o site traz dados sobre educação, saúde, assistência social, população, condições de vida, infraestrutura e finanças.

Para conhecer o projeto e seus dados e indicadores, acesse www.brasilhoje.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário