quinta-feira, 15 de março de 2012

Desempenho de alunos em matemática está estagnado há dez anos, aponta estudo


De acordo com um levantamento realizado pelo movimento Todos pela Educação, o desempenho em matemática dos alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio está estagnado há uma década. A informação faz parte do do relatório De Olho nas Metas - 2011, que foi produzido pelo Todos pela Educação.

A constatação veio com base nos resultados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Segundo os números, ao fim do ensino médio, apenas 11% dos estudantes alcançaram o desempenho considerado adequado, atingindo o nível 350 da escala Saeb. Quando se fala do ensino fundamental, a proporção é semelhante: somente 14,7% dos alunos conseguiram alcançar o nível 300 na Prova Brasil. Nos dois casos, o percentual de estudantes que adquiriram as habilidades esperadas variou pouco desde 1999, conforme se pode ver no gráfico abaixo.

Fonte: Todos pela Educação
Ao contrário dos outros dois anos, os alunos do 5º ano do ensino fundamental apresentaram uma melhora considerável, saltando de 14,4% em 1999 para 32,5% dez anos depois. Para Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos pela Educação, “isso, em parte, pode ser explicado porque os alunos mais jovens vivenciam um sistema educacional melhor, bem como condições socioeconômicas mais favoráveis em todo o País.”

Fonte: Todos pela Educação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário