sexta-feira, 6 de abril de 2012

PaleoExpo 2012: Exposição de fósseis e materiais pré-históricos aberta até o dia 30 de maio


A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está realizando até o dia 30 de maio a "PaleoExpo 2012: Dinossauros e outros seres pré-históricos", uma exposição com diversos fósseis, meteoritos, troncos petrificados e restos de pegadas de animais pré-históricos.

A mostra está localizada na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, é gratuita e apresenta parte do material recolhido pelo professor Marcelo Adorna Fernandes, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE). Entre os destaques estão o esqueleto completo de um dinossauro predador brasileiro, o Abelissauro, com oito metros de comprimento e três metros de altura, e também o Anhanguera, um pterossauro do Ceará com cinco metros de envergadura.

No total, o acervo pré–histórico conta com aproximadamente 2.700 peças, entre as quais estão vestígios e fósseis de animais que viveram de 500 milhões a 10 mil anos atrás. Alguns objetos, como pegadas de dinossauros impressas na rocha e fósseis de répteis aquáticos, foram encontradas na própria região de São Carlos (SP). "Diante deste acervo é de fundamental importância a conscientização para a valorização do patrimônio cultural, tornando–se essencial a criação de museus integrados à sociedade brasileira para a valorização, preservação e democratização do acesso à nossa história e pré–história", afirma o professor.

As visitas à PaleoExpo 2012 podem ser feitas de segunda a sexta–feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas. Agendamentos e mais informações podem ser obtidos no Departamento de Ação Cultural da BCo, pelo telefone (16) 3351–8275.

Nenhum comentário:

Postar um comentário