quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sistema Braille: conheça a história por trás do sistema de leitura para cegos


O dia 8 de abril é o Dia Nacional do Braille, o sistema de leitura desenvolvido para as pessoas deficientes visuais. Por isso, nós preparamos este post em conjunto com a Fundação Dorina Nowill sobre o sistema, sua origem e seu fundador, Louis Braille.

O sistema

O sistema Braille de leitura para cegos foi criado pelo francês Louis Braille em 1825. Sua escrita é baseada na combinação de seis pontos, dispostos em duas colunas de três pontos, que permite a formação de 63 caracteres diferentes que representam as letras do alfabeto, números, simbologia aritmética, fonética, musicográfica e informática.

Esse sistema se adapta a leitura tátil, pois os pontos em relevos devem obedecer à medidas padrão, e a dimensão da cela braille (espaço onde os seis pontos devem ficar) deve corresponder à unidade de percepção da ponta dos dedos.

Leia também o artigo que Maria Glicélia Alves, pedagoga especializada em Deficiência Visual, Mental e membro da equipe de Atendimento Especializado da Fundação Dorina Nowill para Cegos, escreveu para a revista Profissão Mestre sobre o sistema Braille.

Louis Braille

O francês Louis Braille nasceu em 4 de janeiro de 1802 e, logo aos três anos, perdeu a visão completamente após um acidente na oficina de seu pai: ao tentar perfurar um pedaço de couro com uma sovela (ferramenta usada para perfuração), aproximou-a do rosto e acabou por ferir o olho esquerdo. A infecção se expandiu e atingiu o outro olho, deixando-o cego.

Para desenvolver um sistema de leitura e escrita para pessoas cegas, ele utilizou como base o sistema de Barbier, utilizado para a comunicação noturna entre os soldados do exército francês. Em 1837, Louis Braille apresentou a versão final do sistema que, embora tenha levado algumas décadas para ser aceito na França, antes do final do século XIX já havia se difundido pela Europa e por outras partes do mundo.

Louis Braille foi um jovem brilhante que ao inventar um sistema de leitura e escrita para as pessoas cegas mudou a vida destas pessoas em todo o mundo. O sistema Braille garante maior independência, autonomia e segurança, fatores indispensáveis à auto-estima de todo ser humano”, comenta Regina Fátima Caldeira de Oliveira, coordenadora da revisão braille da Fundação Dorina Nowill.

Dia Nacional do Braille

No Brasil, o dia 8 de abril foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Braille. A data foi selecionada em 2010 pelo congresso brasileiro por ser o aniversário de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego do País. Cego desde o nascimento, ele estudou o método em Paris (FRA). De volta ao Brasil, passou a ensiná-lo e a difundi-lo, recebendo o título honorífico de "Patrono da Educação dos Cegos no Brasil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário