terça-feira, 8 de maio de 2012

Museu do Holocausto de Curitiba inicia projeto educativo

Museu do Holocausto de Curitiba. Crédito: Rafael Danielewski.
O Museu do Holocausto de Curitiba (PR), inaugurado em fevereiro deste ano, iniciou no final do mês passado um projeto educativo para as escolas de ensino básico. A partir de agora, as instituições de ensino interessadas poderão agendar visitas guiadas e com conteúdo voltado para jovens a partir de 12 anos.

“Elaboramos um material gráfico pedagógico especialmente para essas visitas. Inspirado em um projeto do Museu do Holocausto de Washington (EUA), porém adaptado às nossas necessidades, esse material tem como base histórias reais de vítimas do Holocausto, muitas delas de sobreviventes que chegaram ao Paraná”, conta o coordenador do Museu, Carlos Reiss. No início do ano, Reiss e Denise Weishof, coordenadora pedagógica do espaço, estiveram no Yad Vashem, em Jerusalém (ISR), local que possui o maior arquivo documentado do mundo sobre o massacre, incluindo um banco de dados computadorizado com o nome das vítimas judias das atrocidades nazistas.

O Yad Vashem é hoje uma instituição que, além do vasto acervo, realiza atividades nas áreas de educação, pesquisa e publicação de material e livros. “Passamos um período lá, frequentando a Escola Internacional de Estudos sobre o Holocausto, nos aperfeiçoando para transmitir esse conhecimento aos estudantes brasileiros, de maneira personalizada, de acordo com cada grupo e faixa etária. Nosso objetivo é atender grupos variados mostrando os múltiplos aspectos do Holocausto do povo judeu durante a 2ª Guerra Mundial, incluindo lições históricas, como a luta contra a intolerância, o racismo e a discriminação”, explica Reiss.

Além dos coordenadores, jovens da comunidade judaica podem passar por uma capacitação para também atuarem como guias nessas visitas ao Museu do Holocausto de Curitiba. “Nossa intenção é ampliar o interesse dos estudantes, colocando jovem para falar com jovem. Acreditamos que isso aproxima ainda mais os alunos do tema e facilita o aprendizado”.

As visitas guiadas para as escolas duram, aproximadamente, 1h15 e podem ser feitas em grupos de até 35 pessoas. As instituições de ensino interessadas poderão agendar as visitas pelo site www.museudoholocausto.org.br ou pelos telefones (41) 3093-7462 e (41) 3093-7461.

Nenhum comentário:

Postar um comentário