sexta-feira, 11 de maio de 2012

USP reúne 1.300 trabalhos sobre desenvolvimento sustentável

Com o evento Rio+20 (cúpula da Organização das Nações Unidas [ONU] sobre desenvolvimento sustentável) chegando, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) reuniram 1.300 teses e dissertações sobre o tema.

O objetivo é facilitar o entendimento da sociedade civil sobre os temas debatidos na conferência, que deve reunir mais de 130 chefes de estado em junho, no Rio de Janeiro (RJ), para tratar de políticas sociais, econômicas e ambientais.

O projeto, batizado de USP Rio+20, expõe ao público documentos que tratam de temas como biodiversidade, mudanças climáticas, Agenda 21 (documento elaborado na ECO-92 que definia as ações e objetivos de cada país) e governança ambiental, além de economia verde, principal tema de negociação entre os 190 países ligados às Nações Unidas. Os estudos foram feitos entre 1992, época da ECO-92, e setembro de 2011.

O portal USP Rio+20 conta com coordenação do professor doutor Wagner Costa Ribeiro. O acesso aos trabalhos é gratuito e pode ser realizado pelo site www.prpg.usp.br/usprio+20.

Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (ou Rio+20) é uma cúpula organizada pela ONU 20 anos após a ECO-92 (também conhecida como Rio-92). Na ocasião, 156 países se reuniram no Brasil e debateram diversos assuntos relacionados ao meio-ambiente, governança ambiental e desenvolvimento sustentável. Entre os resultados do evento surgiram:
  • a Carta da Terra, que é declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica; 
  • a Agenda 21;
  • as convenções da Biodiversidade, da Desertificação e das Mudanças Climáticas;
  • a declaração dos princípios das florestas;
  • e a declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento
A reunião deste ano tem como objetivo renovar o compromisso das nações em prol de um mundo sustentável. Ela será realizada entre os dias 13 e 22 de junho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário