terça-feira, 21 de agosto de 2012

Projeto transforma livros clássicos da literatura brasileira em games


Já imaginou um jogo de videogame inspirado em obras clássicas da literatura nacional como Memórias de um Sargento de Milícias ou Dom Casmurro? Pois o projeto Jogos Clássicos da Literatura está tornando isso realidade.

O projeto é encabeçado pelo escritor e roteirista Toni Brandão, conta com o apoio da Fundação Telefônica Vivo e foi lançado na Bienal do Livro de São Paulo. A ideia de transformar literatura em game surgiu de uma percepção de que a cultura digital pode contribuir para promover o acesso de jovens à literatura brasileira. “Os jogos eletrônicos são a mais completa tradução do jovem de hoje em dia: globalizado, eletrônico, digitalizado. Estamos diante da melhor porta de acesso para se comunicar com os jovens, fazê-los refletir e se divertir ao mesmo tempo”, analisa Brandão.

Para o coordenador do projeto, Celso Seabra, oferecer a literatura no espaço cibernético, onde todos os jovens estão conectados, é uma forma de renovar o interesse desse público. “A própria literatura está buscando o seu papel nesse novo espaço, a mudança não é somente de suporte, é uma mudança de linguagem. Então o livro game é uma alternativa nessa busca”, comenta.

Por enquanto, estão previstos três livros games: o Memórias de um Sargento de Milícias (de Manuel Antônio de Almeida), Dom Casmurro (de Machado de Assis) e O Cortiço (de Aluísio de Azevedo). Os jogos poderão ser acessados online pelo site www.livroegame.com.br ou por CD-ROMs, onde também será possível ter acesso a versão original dos livros. Os CDs serão distribuídos gratuitamente para 80 monitores de postos dos telecentros Acessa São Paulo, que atendem principalmente escolas e bibliotecas.

Um comentário: