sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Madhav Chavan é o vencedor do Prêmio WISE para a Educação 2012

Chavan (esq.) recebe o prêmio WISE das mãos do xeique Hamad bin Khalifa Al-Thani
O Prêmio WISE para Educação, promovido pela Fundação Qatar, reconheceu neste ano o indiano Madhav Chavan, ex-professor universitário de Química que desenvolveu uma fórmula simples para levar educação e alfabetização a milhões de pessoas com custo mínimo.

O vencedor do Prêmio WISE para a Educação 2012 foi anunciado na sessão plenária de abertura do quarto World Innovation Summit for Education (WISE) realizado em Doha, Catar, que contou com a presença de mais de 1200 agentes inovadores vindos de mais de 100 países, incluindo representantes da área de empreendedorismo social, empresas, governos, mídia e educação.

Após concluir seu doutorado nos Estados Unidos, Chavan retornou a Índia em 1986 para lecionar Química na Universidade de Mumbai. Ele ficou impressionado com as dificuldades enfrentadas pela população carente da cidade e aplicou seu treinamento científico para criar uma solução de uma simplicidade belíssima.

Chavan percebeu que a educação era a principal barreira para o desenvolvimento da Índia e que eram necessárias medidas capazes de oferecer resultados rápidos. Aproveitando o poder da colaboração desde o início, uniu forças com a UNICEF e com o governo local para garantir que “todas as crianças frequentassem a escola e tivessem acesso a um bom aprendizado”.

Lançando mão de sua paixão pela justiça social como agente catalisador, Chavan criou uma missão voltada a criar impacto de grande alcance com baixo custo. A reação resultante da combinação de elementos primários, ou seja, infraestrutura governamental, recursos corporativos e ações de voluntariado dos cidadãos, teve resultados surpreendentes na oferta de alfabetização a crianças das favelas de Mumbai. Além disso, a fórmula foi bem-sucedida em testes de escalabilidade e replicabilidade e, com isso, foi rapidamente difundida por todo o país.

Hoje, a missão expandiu-se para 17 dos 28 estados da Índia e a Pratham, ONG que tem como cofundador e CEO Chavan, é a maior instituição não governamental destinada à alfabetização e ao desenvolvimento de habilidades matemáticas básicas para crianças carentes na Índia. Atualmente, seus programas abordam educação pré-escolar, apoio ao aprendizado para crianças que frequentam uma instituição de ensino e também para as que estão fora da escola, alfabetização computacional, treinamento vocacional e programas especiais para crianças em situações vulneráveis ou que já trabalham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário