segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

USP realiza conferência sobre neurociências nos dias 7 e 8 de dezembro


A Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade de Toronto, promove nos próximos dias 7 e 8 de dezembro mais uma edição do programa Conferências USP. O tema desta vez serão as neurociências.


No dia 7, às 9h30, a palestra de abertura da conferência ficará por conta do coordenador do Centro de Memória e do Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Ivan Izquierdo, que falará sobre a neurobiologia da memória. A palestra será coordenada pelo professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Luiz Roberto Giorgetti de Britto, que atua na área de neurociência, com abordagem comparativa e multidisciplinar sobre a comunicação celular no sistema nervoso.

Já no dia 8, os trabalhos terão início às 8h30, com uma palestra apresentada pelo professor do Departamento de Farmacologia e Toxicologia da Universidade de Toronto, L. Trevor Young, cuja principal linha de pesquisa está focada no entendimento do processo que lideram as mudanças nas estruturas cerebrais em pacientes com transtorno bipolar e como essas mudanças podem ser atingidas por meio de drogas estabilizadoras do humor. O coordenador da mesa será o professor titular e chefe do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina, Eurípedes Constantino Miguel.

Em ambos os dias das conferências, plenárias serão realizadas com a participação de pesquisadores da Faculdade de Medicina (FM) da USP, Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP) e da Universidade de Toronto. As plenárias abordarão temas como neuroimagem e neuroanatomia, envelhecimento, desordens do comportamento e neurogenética. Também serão promovidas sessões de apresentações orais, de curta duração, com pesquisadores das três instituições.

O evento, que também marca as festividades dos 100 anos da FM e de dos 60 anos da FMRP, será realizado no Teatro da Faculdade de Medicina da USP (Avenida Doutor Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo). Mais informações podem ser obtidas no site do programa: http://www.inovacao.usp.br/uspconferencias/neuro/index.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário