quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Brasília recebe o primeiro Museu da Linguagem Universal

Modelo em 3D do Museu. Crédito: Divulgação
A cidade de Brasília será sede do primeiro Museu da Linguagem Universal da Humanidade (MLUH) do mundo. Totalmente interativo, o museu será dedicado a registrar e homenagear todas as formas de linguagem existentes: da fala até a dança.


O MLUH apresenta um conteúdo único, voltado para a difusão do conhecimento sobre a linguagem. O ponto de partida será a equação desenvolvida pelo pesquisador do Instituto de Pesquisas de Ciências Métricas (IPCM), Dangelo Ciccarini, que dedicou 11 anos ao estudo da origem da língua. A equação é a representação matemática da linguagem formal. “Cada povo tem o seu som de comunicação próprio, e o que todos têm em comum é na verdade a forma de transcrição dos sons”, explica Ciccarini. O alfabeto, então, seria apenas a forma de transcrição dos sons. Com base nessa pesquisa foi desenvolvido todo o conteúdo do Museu, que pretende levar estudantes e a população de forma geral a refletir sobre o que é linguagem.

O MLUH será um museu "vivo", já que durante as 24 horas serão projetados vídeos em sua fachada. Um dos grandes atrativos durante o dia será o cinema da área externa, no estilo cinema drive-in. Dentro, exposições representarão as várias linguagens, como a corporal, a visual e a auditiva. Os visitantes serão convidados a experimentar um contexto sinestésico, em que ele participa ativamente de cada obra apresentada.

O MLUH será um espaço de conhecimento, reflexão e convivência. Pretende ser um centro irradiador de cultura criativa, que se destaque não só pelo seu conteúdo, mas também pelo seu formato. Como um museu vivo, sempre em mutação, o espaço prezará pelas práticas, exposições, eventos artísticos e culturais temporários. O Museu da Linguagem Universal da Humanidade será inaugurado no primeiro semestre de 2013. Confira abaixo um vídeo mostrando como será o museu:


Um comentário: